Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro

 

Porto Velho,  seg,   23/outubro/2017     
artigos

Outra polêmica: o ensino da Bíblia nas escolas públicas

19/06/2017 09:15:30
Gessi Taborda
Comente     versão para impressão     mandar para um amigo    

 



Clique para ampliar

FILOSOFANDO

O mais importante da vida não é a situação em que estamos, mas a direção para a qual nos movemos.OLIVER W. HOLMES (1809/1894), foi médico, escritor e professor. Foi considerado um dos melhores escritores do século 19.

 

NA ESCOLA

Se for mesmo apresentado será um projeto capaz de criar polêmica entre os deputados tem tudo para ser aprovado. É que segundo uma fonte muito bem informada dos meandros da Assembleia Legislativa um parlamentar pretende apresentar um projeto que defende a implantação no ensino bíblico na rede de ensino estadual. Há um consenso de que a Bíblia “é um livro que discrimina religião nenhuma é a sabedoria e a palavra de Deus”. Como a Assembleia transformou em tradição a cessão de seu plenário para a realização de cultos evangélicos (embora constitucionalmente o estado seja laico), certamente a propositura tem tudo para ser aprovada.

 

BOMBÁSTICA

Pode ser bombástica a esperada decisão de fazer andar procedimentos em estado de dormência em instâncias do judiciário que trata da acusação de personalidades da política local como beneficiários da corrupção (passiva?) e organização criminosa revelados na Operação Dominó. Consta existir elementos suficientes para se chegar ao nível da lavagem de dinheiro. Nem todos os envolvidos na Orcrim foram presos. Há mesmo gente condenada que ainda está por ai influenciando e metendo o bedelho no famigerado mundo político local.

 

ESPERANÇA

Todo cidadão-contribuinte-eleitor espera que as investigações dos órgãos competentes cheguem aos grandes sonegadores de Rondônia. Se tudo ficar na impunidade, uma dessas figuras acostumadas a lesar o erário pode chegar ao cargo máximo do estado. Afinal, no Brasil dominado pela corrupção, o que é que não pode?

 

IMBROGLIO

O (ainda) governador Confúcio Moura reafirmou recentemente sua decisão de afastar-se do governo para concorrer ao Senado. Se não mudar de partido, estamos diante de um novo imbróglio. Afinal Valdir Raupp é uma das honras da legenda. Por isso é visto como candidato natural à reeleição para o Senado. Difícil acreditar que o partido vai concorrer às duas cadeiras com nomes próprios. Afinal, sublegenda não existe mais. Difícil imaginar como a questão será resolvida se Valdir Raupp não pretende (de jeito nenhum) disputar a sucessão de Confúcio. Será que o PMDB rondoniense terá coragem de perder um de seus mais ilustres membros?

 

REELEIÇÃO

Uma fonte ligada ao mundo sindical muito próxima ao vice-governador Daniel Pereira pode repetir o mesmo script de João Cahula. Como se recorda, Cahula assumiu o lugar de Ivo Cassol quando esse teve de desincompatibilizar do cargo para concorrer ao Senado. Poucos dias depois de tornar-se governador João Cahula foi lançado como candidato da reeleição. Por pouco não conseguiu uma vitória... O suposto projeto do (ainda) vice teria o apoio de Confúcio.

 

ESTARRECEDOR

Uma declaração feita por repórter da Globo anunciando a morte de Jorge Bastos Morenos viralizou-se na rede social. O jovem “jornalista” simplesmente garantiu que Moreno só foi enterrado depois que estava morto. Esse é mais um motivo para aumentar meu desejo de sair de cena. Que decadência vivemos nessa profissão que já foi nobre e apaixonante! Cometer um absurdo desse tamanho logo com o Moreno é de doer. Em tempos de Boni certamente o “vibrante” repórter seria convidado a “passar no Departamento de RH” para pegar o cartão.

 

GRANDE EXEMPLAR

Moreno não foi apenas um dos maiores e mais exemplares jornalistas. Foi também o mais eclético. Começando naturalmente pelo jornal impresso e o radio, foi enfileirando sob seu domínio, os que surgiam: televisão, face, blog. Até inventar o seu próprio reduto, "o cantinho do Moreno".

 

DESTAQUES

Ele era assim: informadíssimo, conseguia exclusividade para matérias particulares. Quando Temer começou a conspiração parlamentar para derrubar Dona Dilma, com a carta em que se declarava  "vice decorativo", ainda mal acabara de ler o que o Moreira Franco escrevera para ele, e a carta já estava no blog do Moreno.

Durante meses escreveu a biografia de Dona Mora, que acabou se transformando na radiografia da Historia, vista do lugar privilegiado que ocupou durante 30 anos ao lado do doutor Ulisses. Pessoalmente, colecionava amigos, não sabia fazer inimigos, embora para ele, a informação estivesse sempre acima e alem da concessão. Um desses profissionais que sempre serviram de inspiração para essa coluna de décadas.

 

SUSPENDERAM

O presidente do Senado, atendendo a intimação do Ministro Marco Aurélio, determinou a suspensão do salário de 34 mil reais mensais. E também o não pagamento de todas as vantagens, incluído o plano de saúde.

 

MIXARIA

A fonte merece crédito por sua convivência com a execução e mutações no orçamento de Porto Velho. Segundo ela, as transferências de capital do Estado e da União representam menos de 1% do valor previsto na peça orçamentária portovelhense para esse ano. E essa realidade não será mudada, de acordo com sua opinião, com as viagens do prefeito e de membros do secretariado a Brasília. Estes últimos acabam gastando muito com diárias, passagens e estadias para ir ao DF cavando audiências em Ministérios para fazer reivindicações que poderiam ser realizadas on-line.



Nenhum comentário sobre esta matéria

Mais Notícias
Publicidade: