Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro

 

Porto Velho,  qui,   17/agosto/2017     
artigos

Ingenuidade? Guru atual de Maurão será homenageado como foi Cassol

26/05/2017 10:34:17
Gessi Taborda
Comente     versão para impressão     mandar para um amigo    

 



Clique para ampliar

FILOSOFANDO

A sabedoria das mulheres não é raciocinar, é sentir.IMMANUEL KANT (1727/1804), foi um filósofo prussiano, considerado o principal da era moderna. Kant é famoso pela elaboração do idealismo transcendental. Tornou-se muito cético relativamente à religião organizada na sua vida adulta embora preservasse a crença em Deus.

 

PRAXE

Se alguém diz quatro vezes que não vai renunciar, ele certamente irá. Essa é praxe nos entreveros políticos.

 

CHOCANTE

Até parece existir uma clima de total letargia entre os integrantes do legislativo estadual diante da gravidade do cenário mostrado todos os momentos na mídia, onde o destaque é a completa dissolução dos valores éticos no mundo político. Diante de tudo, fica difícil saber o que leva o presidente da Assembleia, deputado Maurão de Carvalho, preparar homenagem ao governador Confúcio Moura em nome do parlamento estadual.

 

INGÊNUO?

Até parece ingenuidade, a mesma que num passado próximo levava o deputado Maurão a praticara salamaleques semelhantes a Ivo Casso, então seu guru principal, quando dependia dele para ser indicado candidato ao governo rondoniense. Nem a condição cristã de Maurão justificaria que parlamentar (neo-peemedebista) desconhecesse o enredamento de Confúcio Moura nas mais recentes denúncias, como a delação da JBS/Friboi.

 

FASCINADO

Quem sabe Maurão não foi devidamente informado sobre elas (publicadas na edição de 22 último, do site ocombatente.com) ou, então, o parlamentar está tão fascinado por seu novo guru a ponto de desqualificar as investigações da Polícia Federal. Se Maurão imagina que o “apoio” de Confúcio poderá garantir sua postulação de concorrer pelo PMDB é mesmo ingenuidade. Será que ele se esqueceu de como seu guru anterior puxou seu tapete, obrigando-o a simplesmente disputar mais uma reeleição?

 

PERDA DE TEMPO

E não será com tais homenagens que o presidente da Assembleia vai aumentar o seu patrimônio eleitoral. Vai descobrir isso com o tempo... Na lista publicada em ocombatente.com Confúcio aparece como receber de pelo menos 652 mil das propinas destinadas a políticos rondonienses. É perda de tempo promover essas homenagens se o objetivo for tentar mudar o humor da opinião pública a essa altura contra recebedores de propinas (mesmo que disfarçadas de doações legais) esperando salvá-los para 2018. A população está cada vez mais convencida de que Rondônia não merece continuar tendo esse tipo de político dando as cartas no estado.

 

OUTROS VIRÃO

Ora, se o Edgar do Boi – um político menor – jogou a toalha, outros mais – da bancada federal inclusive – podem fazer o mesmo. Para aqueles que estão sendo investigados ou processados no STJ a situação é insustentável. Eles apostam no descontrole institucional para ter mais sobrevida nas terão de enfrentar o caos e a falência de seus projetos. Cada vez que tentam bancar os avestruzes mais estão próximos de riscos imprevisíveis, que podem ter o xadrez como epílogo. Afinal poucos deles têm a idade de Paulo Maluf.

 

INVESTIGAÇÃO

Fonte bem informada garante que o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia está fazendo uma investigação pente-fino sobre renúncia fiscal que, imagina-se, teria livrado a JBS/Friboi de recolher uma fortuna em impostos aos cofres públicos do estado. Vários políticos poderão ser seriamente implicados nessa maracutáia. Políticos com e sem mandato eletivo darão origem a um grande número de processos. E não terão mais a compaixão do povo em 2018.

 

INCAPACIDADE

Praticamente quase ninguém sabe quanto a Assembleia Legislativa rondoniense gasta para manter funcionando a sua “Escola do Legislativo”. Não é pouca coisa. A escola foi criada para melhorar a formação dos próprios servidores do legislativo. Mas isso, pelo visto, não anda acontecendo.

 

INJUSTIFICÁVEL

A escola do legislativo promove cursos abertos em vários pontos do interior, muitos destinados a outro público alvo, potencialmente reconhecido como eleitores cooptados nas comunidades interioranas e da própria capital do estado. Ou seja: gente fora do contexto legislativo, admitidos como alunos após detalhado cadastramento que pode servir de plataforma para táticas eleitorais e para atuarem como cabos eleitorais.

 

EXPLICAÇÕES

Se o Legislativo estadual tem uma escola própria, por que gastar dinheiro mandando para destinos turísticos conhecidos, como é o caso de Fortaleza (CE) algumas pessoas de seu quadro para fazer (pasmem!) “Curso de Secretariado Executivo e Assessoria”? Pois é para lá que, de acordo com Resolução (327) publicada no DO do legislativo, a servidora Maria Joselma de Souza Mattos (???) foi mandada, com gordas diárias. O povo pede explicações e espera que os órgãos do controle externo façam alguma coisa...

 

CRETINICE

A afirmação foi feita pelo Lula, em São Paulo, de acordo com as informações do blog do Campana: “que nenhum governo combateu tanto a corrupção como o seu (2003-2010) e que todas as denúncias precisam ser investigadas dentro das regras do Estado democrático de direito.” É uma cretinice tão grande que não há palavras para definí-la.

 

FAZ-ME RIR

Um antigo colaborador de Mário Calixto começou a defender o retorno de Amir Lando (aquele que chegou a Ministro da Previdência e saiu chamuscado) à política rondoniense como alguém capaz de devolver moralidade ao Senado e boa gestão pública às instituições. A defesa está num novo caça níquel lançado na mídia impressa da cidade.



Nenhum comentário sobre esta matéria

Mais Notícias
Publicidade: