Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro

 

Porto Velho,  qui,   17/agosto/2017     
artigos

Efeito Temer: deputados de Rondônia podem ser varridos da vida pública

19/05/2017 09:35:58
Gessi Taborda
Comente     versão para impressão     mandar para um amigo    

 



Clique para ampliar

FILOSOFANDO

É o meio político brasileiro. Só se pode tolerá-lo tapando as narinas.PAULO FRANCIS (1930/1997), crítico teatral, intelectual, jornalista brasileiro cujo nome de batismo era Franz Paul Trannin da Mata Heilborn, trabalhou em vários jornais e também na televisão como comentarista internacional.

 

INCENTIVO

Porto Velho já teve vários ciclos econômicos. Tudo começou com a borracha, depois veio a castanha e mais recentemente o garimpo. Agora, graças ao apoio da prefeitura, o município da capital entra numa nova fase, a criação de peixe. E pela animação do subsecretário da Agricultura, Evaldo de Lima, a produção do pescado na capital deve dar um salto como nunca se imaginou. No dia de ontem quando a Semagric entregou 19 tanques para a criação de peixe a moradores da comunidade São Domingos. Na previsão de Evaldo, dentro de 12 meses os produtores de peixe estarão garantindo um faturamento de R$ 7 mil por ano com a piscicultura.

 

AGORA VAI

Essa é uma cidade onde as coisas mais bizarras costumam acontecer. E dessa vez o foco a extinta EFMM, com seus últimos resquícios sendo consumidos pela ferrugem. O anúncio é feito pela Associação dos Amigos (seria da memória?) da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Eles conseguiram recuperar um mini-trem (???) perdido (de acordo com informe) no lixo ferroviário. Agora a “Kalamazu” (nome do mini-trem) está sendo usada para um passeio de 150 (isso mesmo) metros, para quem se dispuser a pagar 2 reais. O trem é tão mini que só cabe 12 pessoas. Deprimente essa nova opção de turismo da cidade.

 

PROGRAMA CULTURAL

Poesia, arte e cultura serão ingredientes do 1º Sarau Literário da Biblioteca Municipal Francisco Meireles, anunciado ontem pela prefeitura portovelhense. Artistas locais da música e da poesia já confirmaram presença, como é o caso do Binho, que vai apresentar “O Menino e Rio”, seu mais recente trabalho. O evento tem horário marcado para começar às 19 horas, com entrada franca.

 

TESÃO

A legislatura atual da Assembleia parece disposta a entregar votos de louvor e menção honrosa a todos os integrantes do segmento policial rondoniense.

Agora até o presidente Maurão de Carvalho – ainda sonhando em se tornar governador – aliou-se a Boabaid nesse afã foi a Monte Negro (região de Ariquemes) entregar em nome do povo as láureas aos “heroicos” homens da farda, que só cumpriram a obrigação profissional, de servidores públicos.

 

ENGANANDO

Em “off” alguns deputados estaduais se manifestam contra os enormes gastos da Assembleia Legislativa com publicidade e não escondem sua insatisfação com “a agência que executa” campanhas para promover uma banda de rock. Eles só falam sobre o assunto em “off”. Não querem se indispor com os colegas. Preferem manter a postura de quem vai enganando os pares como se tudo estivesse tranquilo, correto.

 

VOTO

Deputados que pretendem continuar na vida pública deveriam ser mais proativos na condução do seu mandato, deixando de lado essa postura de acomodação com o que acontece na Casa. Por isso, terão dificuldades em renovar o mandato. Afinal, eleitores votam com suas emoções, e se você se recusa a falar verdades negativas sobre o seu companheiro de parlamento, está enganando o eleitorado e pondo em risco sua eleição.

 

GOVERNISTAS

Deputados rondonienses viciados em “estar na base” do governante apodrecido, incapazes de aferir as emoções do povo devem permanecer fixados ao centro da tempestade de Brasília. Gente como Garçom, Balbino Marinha correm risco de serem varridos da vida pública. Não sabem olhar para dentro e abandonar o olho do furacão. Quem defende propostas impopulares de reforma vai ser jogado para fora da passarela de 2018.

 

NOS BASTIDORES

Ainda são suposições. Um especialista em arrecadação para grandes campanhas realizadas em Rondônia deixou escapar, ontem, que por aqui também “alguns figurões” andaram recebendo propina do esquema Friboi. Será por esse motivo nunca se chegou a resultado algum com uma CPI que funcionou no parlamento num passado não muito distante?

 

EXPLOSÃO

Crescem no país a convocação de manifestações exigindo a renúncia do presidente Michel Temer. Nas redes sociais há um tsunami de postagens cobrando a mesma coisa. O "Fora Temer" vai explodir nas ruas até das cidades de Rondônia. Não há mais como segurar a revolta da população.

 

PATÉTICO

Colocar vídeos de ministros que estão na mira da Lava Jato para defender Temer, como aconteceu ontem com Padilha e Moreira Franco, é um esforço patético que dificilmente dará algum resultado. E para domingo já estão sendo convocadas grandes manifestações em todas as capitais e grandes cidades.

 

IRONIA

Possivelmente por falta de uma assessoria mais qualificada. A verdade é que a (linda) deputada Mariana Carvalho poderia (se não tivesse fugido da rinha) ser a prefeita de Porto Velho na atualidade. Não deu, assim como não vai dar para concretizar seu sonho de poder para 2018, visando o governo do estado.

Mariana é ligada ao grupo de Aécio Neves.

 

DESTROÇADA

O futuro político de Mariana pode ser destroçado, mesmo que ela permaneça protegida pela mídia. Seu rostinho angelical não vai impedir que ela sofra desgaste próprio de quem pretende adotar, nos bastidores, a malvadeza. Aliás, na política só mesmo um baiano soube tirar proveito dessa especialidade.



Nenhum comentário sobre esta matéria

Mais Notícias
Publicidade: