Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro

 

Porto Velho,  ter,   31/março/2020     
política

Incra e Emater avaliam ações em assentamentos

20/10/2011 20:19:40
Por Assessoria
Comente     versão para impressão     mandar para um amigo    



Técnicos da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) se reuniram com mais de 100 extensionistas contratados para prestar assessoria técnica, social e ambiental à reforma agrária, em Ouro Preto do Oeste. O motivo foi avaliar e planejar ações para o desenvolvimento rural dos projetos de assentamento constantes no contrato firmado entre as duas instituições para o desenvolvimento local.  



Clique para ampliar
O Encontro Estadual de Ates também conta com a participação de agricultores assentados, para melhor avaliar o trabalho realizado nos últimos doze meses.

O projeto para assessoria técnica, social e ambiental à reforma agrária (Ates) foi implantado no final do ano de 2009. Através do contrato firmado a Emater se comprometeu em levar aos assentados, ações para o desenvolvimento local e recuperação dos assentamentos, que se encontravam às margens das políticas públicas. No início trabalhava-se apenas com os cinco municípios integrantes do mutirão Arco Verde, implantado pelo governo federal para viabilizar produção sustentável de alimentos simultaneamente a uma ação de combate ao desmatamento e à grilagem de terras na Amazônia.

Hoje as ações foram estendidas para 13 municípios, incluindo outros que integram os Territórios da Cidadania. Segundo o gerente do Programa de Ates na Emater, José Alípio Façanha Faya, a proposta é atender as 7.980 famílias dos 54 projetos de assentamento constantes do contrato com o Incra.

Encontro está sendo realizado no Centro de Treinamento da Emater (Centrer) e prosseguirá até o próximo dia 21, com o objetivo de nivelar as informações e trocar experiências entre os técnicos que atuam no projeto. Durante as atividades serão apresentadas as concepções de assistência técnica e extensão rural (Ater) e de Ates voltadas para o desenvolvimento sustentável rural de Rondônia e apresentada a atuação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) perante as políticas públicas voltadas para os assentos da reforma agrária

Em uma segunda etapa, extensionistas de ates apresentarão os resultados obtidos e os desafios por eles enfrentados para viabilizar o acesso dos agricultores assentados aos serviços de Ates. Com isso, e com base no Plano de Recuperação dos Assentamentos (PRA), discutidos junto á comunidade, a proposta é que o evento termine com a finalização do Plano Anual de Trabalho (PAT) para o ano de 2012.



Nenhum comentário sobre esta matéria

Mais Notícias
Publicidade: