Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro

 

Porto Velho,  seg,   16/setembro/2019     
cidades

Semana de Pedagogia da Fatec-Ro finaliza com emocionantes momentos culturais

30/5/2011 06:19:05
Por Assessoria
Comente     versão para impressão     mandar para um amigo    

 



Clique para ampliar
Durante quatro dias, acadêmicos do curso de Pedagogia da Fatec-Ro discutiram a profissão do pedagogo e sua atuação em sala de aula, e os desafios que as novas temáticas impõe ao profissional da Educação. Por este motivo, o tema escolhido para o debate foi, Direitos Humanos, Educação e Sexualidade. Tema atual e ao mesmo tempo um tabu para muitos. Ao final dos debates, momentos lítero-culturais abrilhantaram o evento. As atividades foram realizadas no auditório da Fatec-ro, em Porto Velho.

Os debatedores e expositores também atuam na área de educação, e levaram suas experiências e pesquisas ao conhecimento de todos. Assim, no primeiro dia as professoras Joelma Sampaio e Maria Rosimére Salviano falaram respectivamente sobre Direitos Humanos e educação e Sexualidade: histórico e conceitos. Mostrando e demonstrando que o tema está sim presente no dia a dia do ambiente escolar. Como bem explanou a professora Maria Rosimére: “como uma professora pode reagir ao flagrar o aluno que demora a retornar do recreio por estar se masturbando no banheiro da escola. Chocante? Não, apenas revelador dos problemas que educadores enfrentam em seu dia-a-dia”, comentou ela. Ainda neste dia assistimos a uma bela apresentação de Dança do Ventre com o artista Alexandre Braga.

No segundo dia, uma grande discussão através de mesa redonda com o professor Kary Jean Falcão -Crimes Homofóbicos que marcaram Porto Velho na década de 1980- mostrando que a homofobia não é um problema de hoje, mas de muitos anos atrás; A Profª Márcia Barbosa - A sexualidade da pessoa com síndrome de Down – relatando como deve ser o tratamento do educador para com a pessoa com essa necessidade especial. E que ele possui sua sexualidade e a expõe. E a Profª Sheila Andréia Ribeiro – demonstrando que nossos idosos também possuem e precisam externar sua sexualidade com o tema - Sexualidade na terceira idade. A sexualidade é inerente ao ser humano, nesta perspectiva foram desenvolvidos os temas e debates com os presentes.

O terceiro dia foi dedicado às oficinas, com alunos em salas de aulas, agrupados de acordo com temática de seu interesse. Em cada sala foi desenvolvido um tema diferente e atual. Dentre elas podemos destacar a Mostra de Teatro de Surdos; Jogos voltados para o ensino da matemática; Educação Sexual através do teatro; Políticas Públicas em educação: o homem, a sociedade e o trabalho, Recursos didáticos adaptados para pessoas com necessidades visuais; Auto estima: pessoal e profissional; Violência no espaço escolar; Criando com embalagem reciclável tetra pak; e o minicurso “Conhecendo e refletindo sobre as medidas socioeducativas”.

Os acadêmicos do curso aprovaram a iniciativa do curso de Pedagogia, como a aluna do 8º período Kely Lira que disse que “a semana foi proveitosa, com oficinas interessantes. Fiz a oficina de Libras e me emocionei e chorei, pois eles são muito especiais. Que bom se tivéssemos sempre estes momentos”, finalizou. Para Raimunda da Cruz, acadêmica de 4º período “a cada dia gosto mais do curso, com o aprendizado cada vez mais rico. A Semana está sendo maravilhosa, enriquecedora e muito bem organizada”, frisou. A acadêmica Terezinha, do 2º período até sugeriu uma temática para o próximo evento “gostaria muito de uma semana que nos auxiliasse a trabalhar com as crianças especiais. Seria maravilhoso”, finalizou.

No último dia, momentos mais que especiais marcaram o encerramento do evento. Apesar de não haver palestras, o auditório estava tomado pelos acadêmicos que acompanharam as apresentações de violão e canto da acadêmica Ariane Pantoja de Souza, os Poemas declamados pelo poeta e acadêmico Paulo Sérgio e para encerrar a noite uma audição com a pianista Llitsia Moreno.

No encerramento a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Claudelice Varella (foto) agradeceu a presença, participação efetiva e afetiva de todos acadêmicos. “Estou muito feliz, pois conseguimos realizar um brilhante evento, com os momentos de discussões garantimos o envolvimento dos acadêmicos. Fizemos questão de trazer em todas as noites uma atração cultural unindo Educação e Cultura, proporcionando aos que estiveram presentes muito aprendizado e prazer. Muito obrigada a todos que auxiliaram na execução do evento”, concluiu emocionada.



Nenhum comentário sobre esta matéria

Mais Notícias

23/11/2012 20:12:09 - SINDCONTAS ganha novo portal

Publicidade: