Data: 20/5/2011
Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?
-
Gessi Taborda
Análise política -
Pedro Porfírio
Direto do Rio de Janeiro -
Ronaldo Rocha
O veterano do rádio -
Carlos Coqueiro
Direto de Brasília -
Paulo Xisto
Defenda seus direitos!
O maior prêmio de ciência e tecnologia do Brasil será entregue na próxima semana
O agraciado da edição de 2010 será o médico e neurocientista Iván Izquierdo, que receberá diploma, medalha e R$ 150 mil. A solenidade será realizada Academia Brasileira de Ciências (ABC), no Rio de Janeiro, e contará com a participação do ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.
Ivan Izquierdo
O pesquisador Iván Antonio Izquierdo é considerado um dos maiores pesquisadores do mundo na área de fisiologia da memória. Graduou-se e doutorou-se na Universidade de Buenos Aires (UBA) e fez seu pós-doutorado na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Mudou-se para o Brasil em 1973, incorporando-se posteriormente à Escola Paulista de Medicina, hoje Unifesp, onde fundou um grupo de pesquisas em neurociência. Desde 1978, reside em Porto Alegre, Rio Grande do Sul e em 1981 obteve nacionalidade brasileira.
Membro de várias Academias e sociedades científicas do país e do exterior, Izquierdo fez grandes descobertas, como os principais mecanismos moleculares da formação, evocação, persistência e extinção das memórias, a dependência de estado endógena, a separação funcional entre as memórias de curta duração e longa duração. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Izquierdo já recebeu mais de 50 prêmios e distinções. Autor de 17 livros e mais de 650 artigos científicos, estes últimos já parte imprescindível da bibliografia sobre a biologia memória.
Durante mais de 20 anos, Izquierdo integrou o Departamento de Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Seu grupo de pesquisa, agora ampliado, está no Instituto do Cérebro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), onde Izquierdo é Professor titular de Medicina e coordenador do Centro de Memória.
Sobre Álvaro Alberto
Seguindo o caminho trilhado por seu pai, o médico Álvaro da Silva, e de seu avô, o farmacêutico João Álvaro, ao longo de mais de um século, Álvaro Alberto também seguiu o caminho das ciências. Foi na Escola Naval do Rio de Janeiro que Álvaro Alberto iniciou seus primeiros estudos e começou a se destacar. Durante mais de 30 anos, Álvaro Alberto se dedicou ao magistério sem abandonar suas pesquisas, especialmente na área de explosivos e também com estudos mais aprofundados na área de energia nuclear.
Idealizador e primeiro presidente do CNPq, então Conselho Nacional de Pesquisas, o Almirante também foi o representante brasileiro na Comissão de Energia Atômica (CEA) das Nações Unidas e presidiu a Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Respeitado no meio acadêmico, Álvaro Alberto sempre defendeu que o desenvolvimento científico e tecnológico estava intimamente ligado com a prosperidade do país. E, acreditando nisso, deu início a uma nova era na pesquisa científica no país, com a criação do CNPq, cujo principal objetivo na época e que perdura até hoje é investir no potencial humano.
07/09/2018 00:53:19 -
Porto Velho é destaque nacional com dois prêmios de teatro
05/07/2017 12:58:11 -
Mais de 50 crianças tem processos revisionados durante audiências concentradas em Porto Velho
02/07/2014 15:00:26 -
Demônios da Garoa lançam álbum de inéditas
02/07/2014 14:47:53 -
Um romance de grande envergadura e um dos livros mais reveladores da personalidade do autor
06/02/2013 12:34:39 -
Uma noite memorável na posse da nova diretoria da OAB-RO
17/01/2013 15:29:00 -
Prefeitura e órgãos de segurança definem Termo de Ajustamento de Conduta para carnaval 2013
17/01/2013 15:27:30 -
Prefeitura e órgãos estaduais decidem sobre saneamento básico de Porto Velho
16/01/2013 03:26 -
IPTU em Porto Velho poderá ser pago com 20% de desconto até 31 de janeiro
16/01/2013 03:24 -
Atuação do MPF consegue processar Roberto Sobrinho e ex-secretários
23/11/2012 20:12:09 -
SINDCONTAS ganha novo portal
24/10/2012 05:12 -
15 SEGUNDOS: Conselheiro da OAB se exibe na mídia e tem declarações desmentidas pelo TJ
14/10/2012 07:02:26 -
Encontro promovido pela SIP discute liberdade de imprensa e invasão da privacidade
14/10/2012 07:00:02 -
Inscrições abertas para o curso de licitação e Formação de Pregoeiros
14/10/2012 06:40:23 -
Morre Edmar Mota Davis, o PP, do jornal Alto Madeira
22/6/2012 08:26:13 -
TRABALHADORES DA EMBRATEL/CLARO/TELEBORBA FAZEM GREVE PARA RECEBER SALÁRIOS