Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro

 

Porto Velho,  seg,   27/janeiro/2020     
cidades

Sipam prevê chuva além do normal para Rondônia

4/12/2009 18:00:52
 
Comente     versão para impressão     mandar para um amigo    

 


 

Os meteorologistas do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) estão prevendo um inverno amazônico com chuvas acima da média para parte significativa de Rondônia, em ampla área que abrange todo o centro-sul e oeste do estado. O grande volume de chuva registrado nessa época (dezembro, janeiro e fevereiro) é tradicionalmente causado pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), mas será ainda mais intenso esse ano devido ao fenômeno El Niño. Por isso, é preciso se preparar para um inverno ainda mais chuvoso, mas com temperaturas dentro do normal.

Mesmo fora da previsão de chuvas acima da média para dezembro, a capital por enquanto tem registrado precipitações significativas. Em novembro, a estação do INMET, na BR-364, marcou um total de 282,6 milímetros em Porto Velho, sendo que o máximo esperado era de 250 milímetros. Ou seja, choveu 13% a mais no último mês.

Já nos três primeiros dias de dezembro, foram registrados 49,6 milímetros, 42,6 apenas entre às 15h e 16h de ontem (03/12). A intensa chuva desta quinta-feira foi causada por frente fria que atuava sobre o sudeste e intensificou a instabilidade que já estava deixando o tempo nublado por aqui. A chuva veio acompanhada de ventos de até 49 quilômetros por hora, que causaram prejuízos pela cidade.

Para os próximos dias, a previsão é de tempo nublado, com mais pancadas de chuva em Porto Velho.




Nenhum comentário sobre esta matéria

Mais Notícias
Publicidade: