Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro

 

Porto Velho,  qui,   21/novembro/2019     
cidades

Justiça promove acordos em todo o país em mais uma semana de conciliação

4/12/2009 17:53:34
 
Comente     versão para impressão     mandar para um amigo    



Este evento consiste no esforço conjunto de todos os tribunais brasileiros no intuito de dar vazão aos processos que tramitam na Justiça. 


 

Começa na próxima segunda-feira (7/12), uma mobilização nacional do Judiciário brasileiro, para estimular o acordo amigável como forma de solucionar conflitos judiciais. A Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), consiste em um esforço conjunto de todos os tribunais brasileiros no intuito de dar vazão aos processos que tramitam na Justiça. O presidente do CNJ, ministro Gilmar Mendes, fará a abertura oficial da Semana na segunda-feira (7/12), às 12h, no Salão de Atos Tiradentes do Memorial da América Latina, que fica na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, número 664, São Paulo (SP).

Até o dia 11 de dezembro, em todos os Estados, serão realizadas audiências de conciliação. Só no Estado de São Paulo, que concentra a maior parte dos processos em tramitação no Brasil, a expectativa é de que 70 mil ações judiciais sejam solucionadas durante a Semana, por meio da conciliação, nos três ramos da Justiça (Estadual, Trabalhista e Federal).

"Com a conciliação todo mundo ganha. Ganha o cidadão. Ganha a Justiça. Ganha o País". Este é o slogan da campanha pela conciliação deste ano, desenvolvida pelo CNJ, veiculada em emissoras de rádios e televisão. O objetivo é mostrar à população que por meio da conciliação se obtém uma solução mais rápida para conflitos judiciais. Esse é o quarto ano que o CNJ realiza o Movimento Nacional pela Conciliação que vem obtendo maior adesão e melhores resultados. Em 2006 foram realizados 46.493 acordos, no ano seguinte, foram 96.492 e, em 2008, foram obtidos 130.848 acordos de conciliação em todo o Brasil.

Esta é a segunda Semana Nacional da Conciliação promovida só este ano. De 14 a 19 de setembro, o CNJ coordenou uma mobilização nacional no intuito de dar vazão, por meio da conciliação, exclusivamente a processos distribuídos antes de 31 de dezembro de 2005, como forma de garantir o cumprimento da Meta 2 do Judiciário nacional, uma das 10 metas estabelecidas no Encontro Nacional do Judiciário em fevereiro deste ano. Como resultado, foram promovidos 25.325 acordos totalizando R$ 218.367.967,01. Em seis dias de evento foram realizadas 68.602 audiências nas Justiças trabalhista, estadual e federal. Em todos os estados foram atendidas 133.678 pessoas.




Nenhum comentário sobre esta matéria

Mais Notícias
Publicidade: