Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro

 

Porto Velho,  sex,   15/novembro/2019     
cidades

Escola SENAI de Ji-Paraná inaugura laboratório de alimentos

24/11/2009 23:29:01
 
Comente     versão para impressão     mandar para um amigo    



O investimento do Sistema FIERO foi da ordem de mais de R$ 300 mil para implantação do Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Alimentos. 


 
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Denis Baú e o diretor regional do SENAI/RO, Vivaldo Matos Filho inauguram na manhã de sábado (28 de novembro) o laboratório de alimentos da Escola SENAI do município de Ji-Paraná. A inauguração contará com a presença da diretora da escola, Tatiana França, colaboradores e alunos da unidade e convidados.

O empreendimento tem como objetivo implantar o Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Alimentos, bem como Laboratório de Garantia da Segurança dos Alimentos em Rondônia para fortalecimento das indústrias do setor. O laboratório atenderá o setor do agronegócio rondoniense com vista a qualificar profissionais para atuarem nas indústrias de alimentos, assim como fomentar micro e pequenas empresas da região com o apoio técnico laboratorial necessário à segurança dos alimentos produzidos.



O presidente do Sistema FIERO, Denis Baú explica que o empreendimento realizado por meio do SENAI Rondônia contou com a parceria do Departamento Nacional, Departamentos Regionais e sindicatos do setor da indústria de alimentos. “O laboratório é um projeto importantíssimo para o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia, pois proverá soluções em educação profissional e certificação de pessoas”.

Baú ressaltou ainda que o laboratório demandou investimento de mais de R$ 300 mil reais, e está sendo implantado com equipamentos de última geração. “No estado existem 49 laticínios com SIF - Serviço de Inspeção Federal, 11 frigoríficos com SIF e pequenos despolpadores de frutas, havendo grande demanda por profissionais qualificados em técnicas de produção, manutenção industrial, técnico em qualidade na produção de alimentos. Existe ainda uma crescente de empreendimentos que estão sendo implantados em todo o estado de Rondônia, como frigoríficos, laticínios e beneficiadores de frutas. Neste contexto o município de Ji-Paraná foi estrategicamente escolhido para receber as instalações do Laboratório de Alimentos, devido sua localização geográfica (ao centro do Estado) e principalmente devida os laticínios e frigoríficos que estarem localizados nos municípios que compõem o Pólo de Ji-Paraná são o foco inicial deste laboratório”.

O diretor regional do SENAI/RO, Vivaldo Matos Filho afirma que o laboratório de alimentos do SENAI também apoiará a implantação nas agroindústrias metodologias de processos e produção com vistas à segurança alimentar; adequar os produtos e serviços do laboratório aos requisitos gerais para implementação de um sistema de gestão de laboratórios - segundo a NBR/ISO 17025:2005 - para futuro credenciamento junto aos órgãos competentes.

Vivaldo enfatiza que pelo seu custo e estratégia, o projeto foi configurado em duas etapas. “A primeira com a instalação dos laboratórios físico-química e microbiológico, que servirão para que os alunos matriculados no curso técnico de alimentos realizem suas práticas. Em 2010, por meio de Edital de Projetos do Departamento Nacional do SENAI, será implantado a 2ª Etapa, com os laboratórios de manipulação de produtos de panificação, laticínios, carnes e embutidos, frutas e verduras, além de frios e congelados.

FONTE: Assessoria



Nenhum comentário sobre esta matéria

Mais Notícias
Publicidade: