Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro

 

Porto Velho,  sáb,   25/novembro/2017     
entrevista

Alimentação rica em verduras e frutas pode combater o câncer

12/11/2009 20:57:13
 
Comente     versão para impressão     mandar para um amigo    



Nutrição ao longo da vida será tema central do maior congresso de Nutrição do País, que será realizado entre 29 de novembro e 02 de dezembro em Natal – RN. 



Clique para ampliar

Com a grande campanha de alimentação saudável em busca de uma melhor qualidade de vida, é indispensável também se atentar para a alimentação preventiva. É sabido que diversos alimentos possuem substâncias que previnem o surgimento de diversos tipos de cânceres.

Segundo o estudo “Food, Nutrition and the Prevention of Cancer: A Global Perspective” (Alimentação, Nutrição e a Prevenção do Câncer: Uma Perspectiva Global) do American Institute for Câncer Research, EUA, foi observado que se a dieta alimentar incluir cinco porções de verdura e legumes, reduz-se o risco de câncer em 20%. “A alimentação tem papel fundamental na prevenção de doenças como obesidade, diabetes, infarto e câncer”, explica o cardiologista e nutrológo Hospital Dr. Daniel Magnoni, que recomenda a dieta observada pelo Instituto Americano.

Segundo o especialista, muitos vegetais devem ser ingeridos crus, pois se mantém os devidos valores nutricionais, e suas vitaminas. É recomendada uma dieta balanceada com ingestão de verduras, legumes e frutas. Quanto à carne, recomenda-se porções de 85 a 100g por dia. Mas certamente não é só a alimentação que contribui para a melhora da qualidade de vida, é necessário tomar algumas providências associadas para que se obtenha sucesso.

“Além da alimentação balanceada, é importante aliar a prática segura dos exercícios físicos, abolir o hábito do cigarro e reduzir o peso. A junção de cuidados nutricionais e a avaliação médica preventiva podem atuar de forma muito segura na prevenção e identificação precoces do câncer”, ressalta o nutrológo.

Um dos aspectos relevantes na prevenção do câncer pela alimentação é a inclusão de alimentos funcionais com alto teor de gordura monoinsaturada. Um exemplo disso é o azeite extra virgem, rico em gordura saudável. “Ao consumir o azeite extra virgem estamos ingerindo 77% de gordura monoinsaturada, 14% de saturadas e 9% de polinsaturadas, o que torna o óleo mais saudável em relação aos outros”, alerta Dr. Magnoni.

Nutrição ao longo da vida será o tema central do maior congresso de nutrição do Brasil que será realizado em Natal – RN entre os dias 22 de novembro e 02 de dezembro e contará com a presença dos principais profissionais do Brasil, além de convidados internacionais.

O evento reunirá o XVIII Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral, o VI Congresso Brasileiro de Nutrição Clínica e o I Congresso Brasileiro de Gastronomia Hospitalar. “Este congresso visa atualizar os profissionais que trabalham com nutrição clínica, com conferencista e pesquisadores de primeira linha no mundo. O tema principal visa abordar de que forma a alimentação das crianças, desde o primeiro ano de vida, pode contribuir para uma vida mais saudável na fase adulta e até mesmo na terceira idade”, comenta o presidente da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral José Spolidoro.

 

O QUE OS ALIMENTOS PREVINEM

Tomate, goiaba, pimenta, melancia entre outros frutos vermelhos, que contém licopeno, previnem o câncer de próstata.

Brócolis, couve-flor e rabanete, que contém glicosinolatos, ajudam a prevenir o câncer de mama. Esse câncer também é prevenido pelo soja, que tem isoflavona e, por isso, é excelente na prevenção do câncer do útero.

O alho e a cebola, graça à alicina, previnem os radicais livres que são cancerígenos.

Fibras: Aveia, pão integral, arroz integral, entre outros, produzem substâncias que combatem o colesterol e o intestino preso e previnem o câncer de intestino.

As hortaliças, pela luteina e a zeaxantina, previnem o câncer do pulmão. O azeite extra virgem, que contém Gorduras monoinsaturadas e antioxidantes, previne o câncer de intestino.




Nenhum comentário sobre esta matéria

Mais Notícias
Publicidade: