Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro

 

Porto Velho,  qua,   12/agosto/2020     
reportagem

Prêmio Esso de Jornalismo 2009 aponta os trabalhos finalistas

23/10/2009 16:24:25
 
Comente     versão para impressão     mandar para um amigo    

 


 

As comissões de seleção do Prêmio Esso de Jornalismo 2009, após sucessivas reuniões realizadas nos dias 19, 20, 21 e 22 de outubro, no Rio, concluíram as tarefas de indicação dos trabalhos que concorrerão à premiação em 11 categorias de mídia impressa, ao Prêmio Esso de Telejornalismo e ao prêmio principal, que possui o nome do programa. Os vencedores deste ano serão conhecidos no próximo dia 8 de dezembro, durante cerimônia de premiação a ser realizada no Hotel Copacabana Palace, no Rio. 

Ao todo, 25 jornalistas, alguns dos quais integrantes de equipes dos maiores jornais brasileiros, examinaram durante cerca de 30 dias um total de 1.091 reportagens, fotografias e criações gráficas, para concluir pela indicação de 35 trabalhos finalistas. Outros sete jurados que integraram as duas comissões de mídia eletrônica indicaram os três finalistas ao Prêmio Esso de Telejornalismo, após o exame de 121 trabalhos. 

A escolha final dos vencedores das categorias de mídia impressa caberá a uma Comissão de Premiação especialmente constituída para esse fim. A designação do vencedor do Telejornalismo competirá à mesma comissão de julgamento que apontou os trabalhos finalistas. 

A foto vencedora do Prêmio Esso de Fotografia será escolhida via Internet por uma Comissão Especial de 50 jurados que votarão em um dos cinco trabalhos selecionados e adiante indicados. 

Como em anos anteriores, todos os trabalhos de texto inscritos foram digitalizados e disponibilizados aos jurados através de site na Internet. O serviço de digitalização de mais de 10 mil páginas e a criação do site foi executado pela empresa DocPro, em tempo recorde, o que permitiu aos jurados ter acesso ao conjunto dos trabalhos inscritos um mês antes das reuniões da Comissão de Seleção. 

MELHORES DE 2009 

Para selecionar os 38 trabalhos finalistas, as comissões examinaram 520 reportagens, séries de reportagens ou artigos; 164 trabalhos fotográficos; 209 trabalhos de criação gráfica em jornal, 69 trabalhos de criação gráfica em revista e 125 primeiras páginas de jornal, além de 121 trabalhos de telejornalismo e 04 inscrições ao Prêmio de Melhor Contribuição à Imprensa, totalizando 1.212 inscrições. 

CENSURA 

Ao final dos trabalhos de julgamento, a Comissão de Seleção discutiu e aprovou a seguinte declaração: 

"A Comissão de Seleção dos trabalhos concorrentes ao Prêmio Esso de Jornalismo de 2009, vem manifestar o seu repúdio, protesto e preocupação com a censura judicial imposta ao jornal "O Estado de S. Paulo", por ter este noticiado a trajetória e os negócios do filho do ex-presidente da República e presidente do Senado, José Sarney. Não se trata de reivindicar imunidade nem de considerar a imprensa acima de lei, mas de apontar uma aplicação distorcida dos princípios legais para evitar que a divulgação de fatos em apuração pela Polícia Federal sejam tornados públicos. 

Sob os mais diversos argumentos tal prática têm sido usada com frequência para manter privilégios e ocultar métodos pouco claros de gestão do bem público, muitas vezes confundido e tratado como se privado fosse. Tal pressão é ainda muito forte, principalmente, em pequenos jornais, muitas vezes submetidos a processos e sentenças indenizatórias que chegam a inviabilizar a sua existência." 

FONTE: Assessoria




Nenhum comentário sobre esta matéria

Mais Notícias
Publicidade: