Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro

 

Porto Velho,  qua,   12/agosto/2020     
reportagem

Garçom levanta bandeira da equiparação salarial de PMs, prevista na PEC 300/08

18/10/2009 21:25:05
Por Gessi Taborda
Comente     versão para impressão     mandar para um amigo    



O deputado federal rondoniense Lindomar Garçom, do PV, é o coordenador do movimento em favor da aprovação da PEC que equipara os salários dos PMs em todo o Brasil, em toda a região norte. 



Clique para ampliar

A autoria da PEC que propõe a equiparação salarial de todos os PMs do Brasil aos do Distrito Federal é do deputado paulistano Arnaldo Faria de Sá. A PEC está tramitando na Câmara dos Deputados. Se aprovada, todos os policiais militares e os bombeiros terão uma piso salarial equivalente à remuneração desses policiais do Distrito Federal, os mais bem pagos do país.

Esta é a mais nova bandeira levantada pelo deputado Lindomar Garçom, do PV rondoniense, membro titular da Comissão Especial que cuida da análise da proposta na Câmara Federal.

Esta PEC, como explicou Lindomar, está tramitando em caráter especial. Ela terá de ser votada em dois turnos pelo plenário.

SALÁRIO NO DF

Atualmente o soldo de um Policial Militar no Distrito Federal é de aproximadamente R$ 4.115,00. Segundo o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, a promulgação da Constituição Federal em 1988, diz no artigo 144 “A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos”.

A remuneração dos agentes de segurança pública do DF são em geral mais altas que nos estados porque são custeadas pela União e mantém certa equivalência com as que são pagas aos policiais federais, que chegam a ganhar cerca de R$ 20 mil em fim de carreira.

Ao assumir o compromisso de defender com muita garra essa bandeira em favor dos militares, Lindomar disse ser justo garantir a quem arrisca a vida para defender a sociedade “uma equiparação salarial em todo o Brasil, pois o crime não diferente em nenhum lugar do país”.

NAZIF, MOREIRA E EXPEDITO

Além da presença de lideranças da caserna, oficiais do Corpo de Bombeiros e até do comando da PM rondoniense, a convocação de Lindomar Garçom foi atendida por centenas de praças interessados em conhecer detalhes da PEC300/2008.

Mas não foram só membros da PM e seus familiares que compareceram ao apertado auditório do Rondon Pálace Hotel. 

Ali estiveram também os deputados federais Mauro Nazif e Moreira Mendes, ambos tornando pública suas posições de apoio a essa proposta que visa melhorar o perfil salarial dos PMs e dos Bombeiros de todo o Brasil.

O senador Expedito Júnior (PSDB), acompanhado do presidente de seu novo partido, o ex-deputado Hamilton Casara, lembrou que na Câmara dos Deputados a tramitação dessas matérias costuma ser demorada, especialmente quando não o engajamento do próprio governo.

Ele elogiou a conduta do deputado Garçom e disse que quando a matéria aprovada na Câmara chegar ao Senado, ele estará lá pronto para acelerar ao máximo sua tramitação. “Vou apoiar totalmente a aprovação dessa PEC porque acho justo que nosso valorosos policiais militares e os integrantes do Corpo de Bombeiros têm todo o merecimento para ganhar um salário condigno”, finalizou o senador.

Para mostrar como seu interesse em apoiar com todas as forças a aprovação dessa PEC, o deputado Lindomar Garçom trouxe para participar da reunião do dia 18 o próprio relator da matéria, o deputado federal paraibano, Major Fábio (DEM). Ele deixou os militares rondonienses esperançosos de que é possível que essa PEC300 seja aprovada ainda este ano.  




Comentários (1)
justo aumento

Os policias são merecedores de um salário mais digno, com certeza... Mas também o são os professores! Quando alguém ira brigar por nós?

Josenir - Rolim de Moura/ RO.
Enviado em: 18/10/2009 21:36:50  [IP: 189.73.201.***]
Responda a este comentário

Mais Notícias
Publicidade: