Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro

 

Porto Velho,  ter,   22/outubro/2019     
reportagem

O Mato Grosso dá um bom exemplo para os estados da região

13/9/2009 20:53:35
 
Comente     versão para impressão     mandar para um amigo    



Entre as várias ações, estão previstas medidas para turbinar mais as bibliotecas. 


 

Agora é o Mato Grosso que discute a criação de uma Política Estadual do Livro. A proposta, apresentada pelo deputado José Riva (PP), que preside a Casa, quer garantir o direito de acesso e de uso do livro. E, de quebra, fomentar a produção literária, a edição, difusão, distribuição e comercialização dos livros no Estado. Entre outras medidas, estão previstas ações para turbinar as bibliotecas. Busca-se também incentivar mais os autores locais, inclusive tornando obrigatória a leitura de suas obras nas escolas.

Entre os deputados rondonienses há poucos que poderiam ser chamados de letrados, mesmo alguns que ostente o título de professor.

Seria querer muito de nossos deputados, que tomassem uma iniciativa semelhante à do vizinho Mato Grosso. Num mundo marcado pela força da imagem e da mídia eletrônica, práticas e ideais ligados à leitura e ao domínio da norma culta parecem fadados a desaparecer, se não se tomar iniciativas concretas como a que está em discussão no legislativo matogrossense.

O problema é que em nossa Assembléia Legislativa, salvo melhor juizo, o que se encontra em crise é o próprio ideal formativo que marcou a criação e o desenvolvimento dos sistemas nacionais de ensino a partir do século 19. Uma crise que não se originou nas instituições parlamentares ou políticas, mas elas foram afetadas diretamente pela mediocridade dos personagens da política nacional.




Nenhum comentário sobre esta matéria

Mais Notícias
Publicidade: