Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro

 

Porto Velho,  qui,   21/novembro/2019     
cidades

Jornalista de Porto Velho lança seu primeiro livro

30/7/2009 16:39:18
Por Malu Calixto
Comente     versão para impressão     mandar para um amigo    



O livro registra momentos históricos e pitorescos da imprensa rondoniense.  



Clique para ampliar

Nesta sexta-feira (31) a Casa de Cultura Ivan Marrocos será espaço para o encontro da comunidade jornalística rondoniense, autoridades e convidados do comunicador José Lúcio Cavalcante de Albuquerque para o lançamento de seu livro ‘Da Caixa Francesa à Internet - 100 anos da Imprensa em Rondônia’. A cerimônia será às 20:00 horas.

O livro, que aborda principalmente o primeiro século da imprensa rondoniense, iniciado em 4 de julho de 1909, com o aparecimento do jornal The Porto Velho Times, trata também da linha telegráfica de Rondon, passando por todo o período até chegar aos formatos atuais de se propagar a notícia como a Internet. “Esta é uma viagem não apenas pela Imprensa local mas, também, pela comunicação na região”, descreve o autor que completa: "Como aconteceu quando escrevi o livro ‘A Mulher em Rondônia’, em 2006, este livro que estou lançando também abre com uma cronologia o que, em meu entendimento, vai permitir ao leitor situar-se do ponto de vista do momento histórico de cada uma das ações a seguir narradas".

‘Da Caixa Francesa à Internet - 100 anos da Imprensa em Rondônia’ também conta a Imprensa no interior do Estado, apresenta textos de jornalistas e situações inusitadas vividas, pequenas histórias folclóricas do meio, registra 10 grandes reportagens que ganharam dimensão nacional e que tenham tido Rondônia como foco e, ao final, comenta erros cometidos pela Imprensa, daqui e de alhures.

"Por entender que seja um livro de caráter histórico, busquei sempre evitar o que chamo de ‘partidarização’. Entendo que a maior importância do livro ‘Da Caixa Francesa à Internet - 100 anos da Imprensa em Rondônia’ seja oferecer um trabalho que centraliza seu foco em cima de um segmento que dificilmente fala de si mesmo, a imprensa, e é esse o nosso tema" disse o autor.

Com mais de 30 anos de profissão, o jornalista e historiador Lúcio Albuquerque já atuou em veículos de comunicação do estado como Alto Madeira e Estadão do Norte, foi editor do Tribuna e correspondente do jornal de veiculação nacional O Estado de São Paulo. Atualmente escreve para uma rede de sites e jornais de todo o Estado. 




Nenhum comentário sobre esta matéria

Mais Notícias
Publicidade: