Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro

 

Porto Velho,  qui,   14/novembro/2019     
cidades

Hidrelétricas aquecem mercado de trabalho rondoniense

22/7/2009 12:51:02
 
Comente     versão para impressão     mandar para um amigo    



O canteiro de obras da hidrelétrica Santo Antônio, por exemplo, já conta com mais de 5.100 trabalhadores, dos quais 14% são mulheres e 86% são moradores da região. 


 

O andamento das obras das duas hidrelétricas do rio Madeira, em Rondônia, segue em ritmo acelerado e os benefícios econômicos e sociais dos projetos já podem ser percebidos na região da capital, Porto Velho. Listadas entre os mais importantes projetos estruturantes previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), as usinas Jirau e Santo Antônio trarão benefícios diretos aos consumidores brasileiros de energia elétrica por conta da oferta de 6.450 MW de energia elétrica limpa, renovável e de menor custo nos próximos anos.

O aquecimento do mercado de trabalho é um dos reflexos do bom andamento dos projetos. O canteiro de obras da hidrelétrica Santo Antônio, por exemplo, já conta com mais de 5.100 trabalhadores, dos quais 14% são mulheres e 86% são moradores da região e boa parte deles foi capacitada pelo programa de qualificação oferecido pelo consórcio. 

Na última semana, o consórcio responsável pela usina Santo Antônio realizou a primeira concretagem da usina, o que pode garantir a antecipação do cronograma de conclusão da obra para maio de 2012. No total, a hidrelétrica terá 44 turbinas responsáveis pela potência instalada de 3.150 megawatts (MW), suficientes para o abastecimento de dez milhões de residências. As usinas adotarão o sistema de turbinas bulbo, que permite a geração de energia com baixa queda de água, dispensa a formação de grandes reservatórios e, conseqüentemente, reduz o impacto ambiental.

Jirau – Comerciantes e empresários da região de Porto Velho serão estimulados a participar do programa de qualificação de micro e pequenos empresários oferecido pelo consórcio responsável pela hidrelétrica Jirau, em parceria com o Sebrae. O objetivo é capacitar empresários de micro e pequenas empresas em temas relacionados ao empreendedorismo.

As aulas serão ministradas, no período de julho a outubro deste ano. O programa beneficiará diretamente os comerciantes dos distritos de Jacy-Paraná, Mutum-Paraná, Abunã e Fortaleza do Abunã. Inicialmente são oferecidas 120 vagas, distribuídas nos quatro distritos.




Nenhum comentário sobre esta matéria

Mais Notícias
Publicidade: