Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro

 

Porto Velho,  sex,   10/julho/2020     
cidades

Empresários da Zona Leste comemoram início das obras da Caixa Econômica na região

28/5/2009 16:23:32
Por Cristina Barros
Comente     versão para impressão     mandar para um amigo    



Atuação dos comerciantes da região e comunidade foi fundamental para a instalação da primeira agência bancária da região. 


 

As obras para a instalação da primeira agência bancária da Zona Leste iniciaram na semana passada na rua Alexandre Guimarães, entre Mamoré e José Amador dos Reis. Com um investimento estimado de R$ 2 milhões, dois grandes investidores de Rondônia estão construindo a mais nova sede da Caixa Econômica Federal na capital. De acordo com contrato firmado no início de maio, a obra tem prazo de 180 dias para conclusão e a Caixa mais 90 dias para se instalar. Possivelmente até meados de janeiro de 2010 a nova agência esteja funcionando. 

A grande vitória da instalação da agência é do grupo de 14 comerciantes que, unidos num objetivo central de convencer alguma instituição bancária a se firmar na região, criou a Organização dos Empresários da Zona Leste (Oezoleste). Com apoio logístico do Sebrae e com recursos próprios esse grupo conseguiu chamar a atenção de  representantes de instituições bancárias em Brasília ao tentar mostrar a viabilidade econômica e social em se implantar uma agência bancária na região. 

De acordo com a  diretoria da Oezoleste, a tão sonhada agência bancária irá resolver uma série de problemas entre eles a questão do deslocamento de funcionários para a região central da cidade, o que certamente diminuirá o fluxo de pessoas no trajeto bairro-centro e vice versa; levará mais lucro ao comércio já que a tendência das pessoas, principalmente dos pensionistas, aposentados ou beneficiários de campanhas do governo federal será o de sacar seu dinheiro e gastar na própria região; além de mostrar a valorização da Zona Leste pela confiança da instituição financeira em se instalar no local. 

Para o diretor superintendente do Sebrae/RO, Pedro Teixeira Chaves “a ação desses empresários que se uniram, buscaram apoio orientação e utilizaram recursos próprios para seguir até Brasília, mostrar a viabilidade econômica e a necessidade de instalar na região uma agência bancária chocou as instituições de forma positiva e a deu certo!”. De acordo com Teixeira sem o empenho da diretoria da Oezoleste talvez a agência ainda fosse um sonho para comerciantes e a população. 

A agência da Caixa na Zona Leste terá todos os serviços ofertados ao trabalhador - como entrada e saque de FGTS, seguro desemprego, empréstimo habitacional, etc -, além de atenção total ao empresariado local, já que agência contará com todas as o linhas de crédito disponíveis pelo banco. “Será uma agência completa, com perfil social aliada ao atendimento das necessidades do setor comercial”, salientou o gerente regional de canais da Caixa em Rondônia, Graciano Ugolini. 

Sobre a Oezoleste 

A partir de uma pesquisa prévia do projeto Varejo em Movimento de Rondônia executado pelo Sebrae no ano de 2006, em que a maioria dos entrevistados elegeu a falta de uma agência bancária na região como uma das situações que atrapalhavam o comércio, alguns empresários da Zona Leste se organizaram para lutar e tentar trazer uma agência bancária para a região. Assim nasceu a Oezoleste (Organização dos Empresários da Zona Leste), que conta com 14 comerciantes em sua diretoria. 

Como prioridade, a entidade focou todas as suas ações para mostrar a Caixa Econômica Federal e ao Banco do Brasil da viabilidade e importância em se instalar ali uma agência bancária. Sem o apoio do comércio local, os 14 empresários não desistiram do objetivo e resolveram mobilizar a comunidade. E essa idéia deu certo!  

Municiados de estudo da viabilidade econômica da região, vídeos (com depoimentos gravados de empresários, religiosos, da população e das ações de mobilização) e o abaixo assinado, Dorgeval Costa e José do Rosário Costa (presidente e vice-presidenta da Oezoleste respectivamente), acompanhados de representantes do Sebrae em Rondônia e do Sebrae Nacional reuniram-se com os superintendentes das duas instituições financeiras (Caixa e BB). 

No ano de 2007, a Superintendência Regional da Caixa Econômica em Rondônia, confirmou a instalação da Caixa Econômica Federal na Zona Leste, porém dependia de entraves jurídicos para o início da construção do prédio que seria executada por investidores do Estado. Desde então, a Oezoleste acompanhou insistentemente todas as ações da Superintendência da Caixa com os investidores para que a tão sonhada agência finalmente saísse do papel. 




Nenhum comentário sobre esta matéria

Mais Notícias
Publicidade: