Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro

 

Porto Velho,  seg,   9/dezembro/2019     
cidades

Liga Acadêmica de Cardiologia reúne especialistas médicos na São Lucas

10/11/2008 13:13:42
Por Assessoria/São Lucas
Comente     versão para impressão     mandar para um amigo    

 


 A aula inaugural da Liga Acadêmica de Cardiologia de Rondônia (Lacaro) reuniu especialistas médicos no auditório da Faculdade São Lucas. O médico João Roberto Gemelli, preceptor da Lacaro, ministrou a aula inaugural abordando o tema “A História da Cardiologia”. Além de acadêmicos dos Cursos de Medicina da Faculdade São Lucas e da Universidade Federal de Rondônia (Unir), o evento ainda contou com a presença da Doutora Maria Eliza de Aguiar e Silva (Diretora Geral da São Lucas), e dos médicos Luis Marcelo Aranha Camargo (coordenador do Departamento de Medicina da São Lucas e coordenador do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de São Paulo em Monte Negro), Gederson Rossato (presidente regional da Sociedade Brasileira de Cardiologia em Rondônia), João Roberto Gemelli (preceptor e coordenador geral da Lacaro), José Ferrari (coordenador do Departamento de Medicina da Unir) e José Carlos Couri (cardiologista).

“Somos testemunhas da formação de uma Liga Acadêmica, extremamente importante para subsidiar os alunos, contribuir para exercitar os docentes com finalidades comuns e proporcionar melhor qualidade de vida à população”, disse a Doutora Maria Eliza de Aguiar e Silva, Diretora Geral da Faculdade São Lucas, salientando que a Lacaro também irá contribuir para a integração dos profissionais e dos acadêmicos. O Professor Doutor Luis Marcelo Aranha Camargo, coordenador do Departamento de Medicina da São Lucas, classificou o momento como de fundamental importância para a medicina estadual. “É uma oportunidade para o intercâmbio entre as instituições, em prol da medicina”, frisou.

Segundo o médico José Ferrari, coordenador do Departamento de Medicina da Universidade Federal de Rondônia, a formação da Liga Acadêmica de Cardiologia é uma iniciativa que exige coragem. “Infelizmente, a Capital não conta com um serviço de Pronto Socorro Cardíaco e a Lacaro pode marcar o início desse serviço, indispensável à população”, salientou. Ao mencionar a importância da Lacaro, o médico Gederson Rossato, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia em Rondônia, destacou a atuação da Faculdade São Lucas no incentivo aos eventos científicos. “A formação da Liga Acadêmica de Cardiologia representa uma atitude dos alunos envolvidos com o público, especialmente diante do trabalho importante que as Ligas realizam em prol da comunidade”, disse Rossato, informando que a Sociedade Brasileira de Cardiologia apóia a iniciativa.

O coordenador da Lacaro, cardiologista João Roberto Gemelli, agradeceu o convite para atuar como preceptor da Liga e alertou que o sucesso da iniciativa vai depender da participação da comunidade acadêmica. “Com a participação de todos a Lacaro tem tudo para crescer e se desenvolver”, acentuou. O cardiologista José Carlos Couri também destacou a iniciativa. “É um marco histórico e de grande relevância para Porto Velho e para Rondônia”, complementou.

O presidente da Lacaro, Francisco Dias de Oliveira Neto, acadêmico do Curso de Medicina da São Lucas, agradeceu o apoio da diretoria da Faculdade e da coordenação do curso, destacando que a Liga está aberta aos acadêmicos de todas as instituições do estado. “A Lacaro não veio para ser apenas mais uma Liga. Temos o compromisso com o desenvolvimento científico na área da Cardiologia, através de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão”, disse. Segundo Francisco Oliveira Neto, a Lacaro se propõe a realizar eventos de cunho científico voltados aos acadêmicos e trabalhar a interdisciplinaridade, principalmente atuando em conjunto com as demais Ligas Acadêmicas. “O objetivo é unir a comunidade acadêmica através do coração”, completou.

A Liga Acadêmica de Cardiologia de Rondônia é formada por alunos dos cursos de Medicina da São Lucas e da Unir, cuja diretoria é constituída por Francisco Dias de Oliveira Neto (presidente), Danilo Abiorana Pordeus (vice-presidente), Maira Santiago Pires (secretária geral), Ana Lorena Sousa de Vasconcelos (secretária adjunta), Bruno dos Santos Brasil (coordenador financeiro), Cláudio Roberto Scolari Pilon Filho (coordenador administrativo), Marcelo Roberto Semão de Oliveira Reis e Marcos Paulo Parente Araújo (coordenadores científicos), Andréa dos Santos Melquisedec (coordenadora de pesquisa e extensão), Nídia Aparecida Miranda e Luciana França Einhardt (coordenadoras de comunicação e informática). O Conselho Fiscal é formado por Allex da Costa Abdul Razz, Edson Janela, Fábio Roza da Silva, Lourival Luíz da Silva Neto, Rannyere Matias Sampaio e Rodrigo Gomes de Oliveira.


Nenhum comentário sobre esta matéria

Mais Notícias
Publicidade: