Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro

 

Porto Velho,  sex,   24/maio/2019     
reportagem

Presidente da OAB-RO vê movimentos sociais como aliados do Brasil

3/11/2008 17:04:59
Por Imprensa Popular
Comente     versão para impressão     mandar para um amigo    



Hélio Vieira, presidente da OAB em Rondônia, pensa em aglutinar forças para a defesa desses movimentos no nosso Estado. 


 A jovem democracia brasileira não pode prescindir da ação dos movimentos sociais que prestam relevante papel na solução de alguns gargalos da sociedade. É claro que, para isso, esses movimentos não podem agir na ilegalidade e, mais ainda, precisam trabalhar junto aos setores do Judiciário para encontrar soluções pacíficas aos conflitos que se apresentam.

A opinião é do advogado Hélio Vieira da Costa a propósito do seminário que o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil realizou em Brasília, sobre a Criminalização da Pobreza, das Lutas e das Organizações dos Trabalhadores. Muito próximo dos movimentos sociais em Rondônia, com forte atuação na advocacia sindical, Hélio Vieira elogiou a iniciativa do presidente nacional da OAB, Cezar Britto, de abrir o debate sobre esse tema que é tão escamoteado no Brasil.

Com o advento da Constituição de 1988, lembra o presidente da OAB Rondônia, abriu-se espaço para o reconhecimento ao trabalho dos movimentos sociais e organização dos trabalhadores, como a própria legalização dos sindicatos. No entanto, observa Hélio Vieira, o que se vê ainda hoje é o desequilíbrio nas decisões do Estado contra esses movimentos.

Ao fazer uma projeção de sua atuação pós-presidência da OAB Rondônia, Hélio Vieira afirma que pensa em aglutinar forças para atuar no fortalecimento e na defesa desses movimentos. “Penso que se orientarmos melhor as pessoas que lideram esses movimentos eles podem prestar relevantes serviços ao desenvolvimento do Brasil com justiça social”, acredita Hélio Vieira.

A VALORIZAÇÃO DO ENSINO

No mês de outubro o presidente da OAB-RO também manifestou seu respeito à categoria dos professores, em pronunciamento que fez no dia dedicado aos membros dessa categoria do ensino.

Para o Helio Vieira, o maior desafio da educação é concretizar uma grande articulação envolvendo todos os segmentos da sociedade e do Poder Público no compromisso com a efetiva melhoria da qualidade do ensino. Ele próprio, ao relembrar sua origem humilde, lembra que se destacou na vida a partir da valorização dos estudos. Filho de gari, Hélio teve a percepção de que só através dos estudos seria possível uma vida com outras possibilidades.

De acordo com o advogado, o sistema de vida atual promove desigualdade no acesso à educação, aos bens de primeira necessidade e a exclusão social.

Hélio Vieira cita um dado alarmante constatado a partir de pesquisas envolvendo os professores de várias regiões do Brasil: mais de 80% dos professores se sentem desvalorizados e, paradoxalmente, afirmam que mais dá satisfação a categoria é a relação do professor com seus alunos. Como presidente da Ordem dos advogados do Brasil Seccional Rondônia, Hélio afirma que cabe a advocacia reconhecer o fundamental papel da educação no desenvolvimento social e econômico do país.

O advogado concorda que para se alcançar esse nível de melhoria na educação é necessário maiores investimentos no ensino superior. “Entretanto, é preciso superar os problemas da educação na sua base, inclusive para garantir qualidade também na formação superior. Estamos vivenciando os educadores angustiados, desprestigiados, sem auto-estima, por falta de instrumentos adequados, falta de políticas educacionais”, conclui o advogado.


Nenhum comentário sobre esta matéria

Mais Notícias
Publicidade: