Data: 20/5/2011
Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?
-
Gessi Taborda
Análise política -
Pedro Porfírio
Direto do Rio de Janeiro -
Ronaldo Rocha
O veterano do rádio -
Carlos Coqueiro
Direto de Brasília -
Paulo Xisto
Defenda seus direitos!
Bispo é contra a intolerância mas ainda vai estudar o caso
D. Moacir Grecchi, Bispo de Porto Velho, chegou de Fortaleza ontem. Ele espera conhecer mais detalhes da agressão praticada pelo prefeito para poder opinar.
O Bispo de Porto Velho confessou ontem à imprensa que não tinha conhecimento detalhado da desinteligência praticada pelo prefeito de Porto Velho, o petista Roberto Sobrinho, contra o repórter Paulo Andreolli, e por isso preferiu não opinar diretamente sobre o caso.
Mas D. Moacir não deixou de exortar as autoridades para "uma convivência civilizada com a imprensa", pois isso é, disse, "o que se espera de quem está exercendo um cargo público".
Para o bispo da capital, "o trabalho dos jornalistas é questionar o poder" fazendo, inclusive, perguntas duras e, quando for o caso, dar opiniões pessoais sobre os fatos.
SEM SALVADOR
Sobre o comportamento que a comunidade de Porto Velho deve tomar em relação à escolha daqueles que irão disputar as eleições, D. Moacir destacou que "é preciso estar ciente de que não há, na política, o salvador da pátria".
Ele reforçou a necessidade "de crescermos na consciência de cidadania e crescer no empenho da educação política do povo" para que haja melhoria da representação pública em seus diversos níveis. De acordo com o bispo esse trabalho vem sendo feito pela Igreja no município e em todo o estado, "mas é preciso entender que nesse campo as coisas caminham lentamente".
Na visão de D. Moacir, "é preciso entender que não se pode confiar em governo nenhum, sem a pressão legal e legítima, sem a cobrança da população, que precisa votar livre e conscientemente em seus representantes". Daí, a defesa do bispo para "a liberdade de imprensa", na busca e na divulgação das informações, e na liberdade de questionar qualquer autoridade, qualquer pessoa com responsabilidade pública.
CÂMARA MUNICIPAL
D. Moacir também demonstrou preocupação com os últimos acontecimentos na Câmara Municipal. Confessou que durante esses dias que ficou fora do estado não recebeu informações detalhadas, principalmente sobre a prisão de um vereador (Pitico Vilela), mas lamentou que "alguns vereadores deixam de lado suas responsabilidades de representar o povo" para se transformar, muitas vezes, "em assistentes sociais bem pagos", desvirtuando seu verdadeiro papel.
Para ele "o povo precisa adquirir uma consciência real de qual é o papel dos vereadores, fazendo uma escolha muito severa do candidato, que deve ter credenciais éticas e de competência para exercer com dignidade a função".
O bispo afirma que o cenário desalentador da política local vai mudar, "mas essa mudança não é rápida". Ele lembrou ter passado 27 anos no Acre trabalhando nesse sentido, "com o apoio de muita gente", e só depois de muitas anos "começaram a surgir os sinais de um povo mais organizado, mais consciente, mais cônscio de seu papel na sociedade".
Nessa questão de organização da sociedade o bispo alerta: "Milagres não acontecem. Não devemos ser muito otimistas e nem muito pessimistas. Não podemos, no entanto, desanimar". No Acre o trabalho de conscientização do povo foi mais fácil, "porque lá há uma sociedade mais homogênea enquanto em Rondônia temos um povo muito heterogêneo, e isso facilita a participação de políticos que só pensam em resolver a sua vida. Por tudo isso o processo de conscientização é mais lento", concluiu.
PREFEITO TEM DINHEIRO
O bispo falou também sobre as condições sociais de Porto Velho. E D. Moacir não está nada feliz com o cenário de abandono "que pode ser constatado em áreas importantes para dar atendimento à população mais pobre, como saúde, segurança e tantas outras".
Ele afirma ter um bom relacionamento com o prefeito, com o qual "tem falado sempre sobre a necessidade de preparar Porto Velho para esse novo boom econômico anunciado".
Para ele o prefeito tem dinheiro para "atender estas demandas" mas não deveria ficar esperando muito para "concretizar estas ações", porque "haverá uma nova corrida migratória" que poderá tornar a vida ainda mais difícil na capital.
O bispo não demonstrou muito entusiasmo com o que vê em Porto Velho mas preferiu não fazer avaliações sobre a administração petista.
07/09/2018 00:53:19 -
Porto Velho é destaque nacional com dois prêmios de teatro
05/07/2017 12:58:11 -
Mais de 50 crianças tem processos revisionados durante audiências concentradas em Porto Velho
02/07/2014 15:00:26 -
Demônios da Garoa lançam álbum de inéditas
02/07/2014 14:47:53 -
Um romance de grande envergadura e um dos livros mais reveladores da personalidade do autor
06/02/2013 12:34:39 -
Uma noite memorável na posse da nova diretoria da OAB-RO
17/01/2013 15:29:00 -
Prefeitura e órgãos de segurança definem Termo de Ajustamento de Conduta para carnaval 2013
17/01/2013 15:27:30 -
Prefeitura e órgãos estaduais decidem sobre saneamento básico de Porto Velho
16/01/2013 03:26 -
IPTU em Porto Velho poderá ser pago com 20% de desconto até 31 de janeiro
16/01/2013 03:24 -
Atuação do MPF consegue processar Roberto Sobrinho e ex-secretários
23/11/2012 20:12:09 -
SINDCONTAS ganha novo portal
24/10/2012 05:12 -
15 SEGUNDOS: Conselheiro da OAB se exibe na mídia e tem declarações desmentidas pelo TJ
14/10/2012 07:02:26 -
Encontro promovido pela SIP discute liberdade de imprensa e invasão da privacidade
14/10/2012 07:00:02 -
Inscrições abertas para o curso de licitação e Formação de Pregoeiros
14/10/2012 06:40:23 -
Morre Edmar Mota Davis, o PP, do jornal Alto Madeira
22/6/2012 08:26:13 -
TRABALHADORES DA EMBRATEL/CLARO/TELEBORBA FAZEM GREVE PARA RECEBER SALÁRIOS