Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro

 

Porto Velho,  sex,   15/janeiro/2021     
cidades

Unir terá Hospital Universitário funcionando em 2009

20/5/2008 09:40:01
Por Aldrin Willy Mesquita Taborda
Comente     versão para impressão     mandar para um amigo    

 


 Mais um passo importante foi dado na tarde desta segunda-feira (19) para a construção do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Rondônia (Unir): a estrutura física do Hospital do Câncer, obra que começou a ser construída, mas não foi concluída, foi cedida oficialmente à instituição pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), durante solenidade de assinatura do contrato de transferência de uso gratuito do imóvel para a instalação do HU da Unir, que ocorreu no Auditório da Unir-Centro.

O reitor da Unir, professor Januário Amaral, destacou que a construção do HU é a realização de um sonho para a universidade, que começou com a implantação do curso de medicina, em 2003. “O HU será uma unidade universitária que atuará nas frentes de ensino, pesquisa e assistência à comunidade rondoniense, oferecendo atendimento gratuito”, enfatizou o reitor. “O HU será um espaço para os alunos do curso de medicina fazerem os estágios e demais atividades práticas do curso”, afirmou Januário.

Segundo o presidente da comissão de elaboração do projeto do HU, professor José Carlos Coutinho, o hospital contará inicialmente com 60 leitos e realizará consultas nas áreas de cirurgia geral, clínica médica, ginecologia e pediatria. O HU também realizará exames laboratoriais básicos e contará com equipamentos para realização de raios X, mamografia, ultrassonografia etc. A previsão é de que o HU inicie suas atividades já em 2009. A partir daí, explica o professor Coutinho, a meta é consolidar o hospital para a realização de cirurgias e internações.

Para a realização das obras do HU já estão disponíveis R$ 5 milhões, recurso proveniente do Fundo Nacional de Saúde (FNS) que será destinado para conclusão das obras do hospital. O reitor da Unir adiantou que paralelamente à construção do hospital já está buscando recursos da ordem de R$ 8 milhões junto ao Ministério da Saúde para aquisição dos equipamentos do HU.


Nenhum comentário sobre esta matéria

Mais Notícias
Publicidade: