Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro

 

Porto Velho,  dom,   29/novembro/2020     
cidades

Sesi lança hoje site sobre segurança e saúde no trabalho

28/4/2008 07:04:58
 
Comente     versão para impressão     mandar para um amigo    



Voltado às empresas, o portal traz informações técnicas, artigos, cursos à distância e consultoria. 


 O Serviço Social da Indústria (SESI) lança hoje, segunda-feira, 28 de abril, o site Pro-SST (www.sesi.org.br/pro-sst), um sistema de informação epidemiológica onde serão estão inseridos dados sobre gestão em Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e dicas de prevenção.

Desenvolvido em parceria com o Canadian Centre for Occupational Health and Safety (CCOHS), o site foi criado para concentrar informações que auxiliem na criação de um ambiente de trabalho seguro e saudável. São informações técnicas, artigos, cursos a distância, acervo de seis mil fatos e dados sobre SST, consultoria virtual e artigos técnicos. "Queremos disseminar informações sobre boas práticas de prevenção de acidentes, disponibilizando informações direcionadas a prática de prevenção", afirma o gerente executivo de Saúde e Segurança no Trabalho Fernando Coelho Neto.

Uma das causas dos acidentes e doenças ocupacionais é a falta de conhecimento dos riscos existentes. Os trabalhadores encontrarão no portal listas de discussão e debates e fóruns onde os profissionais das indústrias poderão trocar idéias e obter orientações. "As empresas contribuirão com perguntas, pois a cada consultoria virtual, a dúvida será incluída ao acervo, enriquecendo o site", lembra Neto.

Investir em SST é considerado o melhor caminho para reduzir os registros de acidentes. Na Bahia, a empresa Souza Netto Engenharia conseguiu mudar as estatísticas, incrementar o faturamento e a produtividade. A empresa é uma das 17 que integram do Programa Fortalecimento da Segurança e Saúde no Trabalho que visa a implantação de uma nova metodologia de trabalho. "Em uma obra tínhamos 14% de absenteísmo. Desde que começamos no projeto, em janeiro do ano passado, reduzimos o percentual que hoje não chega a 2% e não registramos mais acidentes", afirma a coordenadora de gestão, Alba Gomes.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 270 milhões trabalhadores sofrem anualmente lesões graves ou mortais ocasionados por acidentes de trabalho em todo o mundo. São registradas cinco mil mortes por dia, três vidas perdidas a cada minuto. Os índices representam um custo equivalente a 4% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial.

Para o SESI o lançamento marca o início de uma nova estruturação de serviços. "Cada vez mais o SESI investirá em serviços de informação e monitoramento da saúde e segurança dos trabalhadores. Além desse site pretendemos lançar outros sites temáticos relacionados à qualidade de vida".

O lançamento do site em 28 de abril coincide com o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. Instituída em 2003 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a data faz uma referência a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores em 28 de abril de 1969. A data é celebrada em mais de cem países e traz a tona a necessidade de se criar um meio ambiente de trabalho seguro e saudável. Segundo a Fundacentro, o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de mortes por acidente de trabalho, com 2.503 registros. Perde apenas para a China que registra 14.924 mortes, Estados Unidos com 5.764 e Rússia com 3.090.


Nenhum comentário sobre esta matéria

Mais Notícias
Publicidade: