Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro

 

Porto Velho,  dom,   17/janeiro/2021     
reportagem

Rede hospitalar rondoniense fará exames preventivos de cegueira

28/3/2008 07:50:10
 
Comente     versão para impressão     mandar para um amigo    



As estatísticas do IBGE apontam índices alarmantes: cerca de 16,5 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de deficiência visual. Desse total até 30% são crianças. 


 As maternidades e os hospitais congêneres de Rondônia serão obrigados a realizar o exame de diagnóstico clínico de retinopatia da prematuridade, catarata e glaucoma congênitos, infeccções, traumas de parto e cegueira em toda as crianças nascidas em suas dependências. O exame, mais conhecido como “exame do olhinho”, é feito pela técnica “Reflexo Vermelho” , e, além de obrigatório, será gratuito. A iniciativa para regulamentar em lei o procedimento é do deputado Alexandre Brito, do PTC. O projeto de lei foi apresentado, hoje, na sessão plenária e encaminhado às Comissões Permanentes da Assembléia.

Esses exames podem diagnosticar e alertar contra a cegueira . As estatísticas do IBGE apontam para índices alarmantes: cerca de 10% da população - 16,5 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de deficiência visual. A estimativa é de que desse total até 30% sejam de crianças.

Com apenas um aparelho de custo muito baixo, o oftalmoscópio - aproximadamente R$ 350,00 – o pediatra pode realizar o “teste do olhinho”. A orientação técnica será a do pediatra responsável pela Unidade de Saúde onde o parto ocorrer. No caso de resultado negativo, a família receberá um Relatório com seu resultado final e na alta hospitalar, o relatório de todos os exames e procedimentos constarão os esclarecimentos e a orientação necessária.

— O “teste do olhinho” vai deixar os pais mais sossegados. Ele tem uma importância vital para a saúde da nossa população. Com ele é possível detectar diversas doenças oculares e até mesmo a cegueira – disse o deputado.


Nenhum comentário sobre esta matéria

Mais Notícias
Publicidade: