Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro

 

Porto Velho,  seg,   16/setembro/2019     
reportagem

São Lucas coloca tecnologia a serviço da comunidade carente

21/3/2008 11:13:11
 
Comente     versão para impressão     mandar para um amigo    



Com os novos equipamentos,o computador recria imagens coloridas e dados estatísticos com um alto valor diagnóstico, aprimorando a detecção de alterações patológicas que possam estar presentes através da avaliação pelos pés. 


 O Departamento de Fisioterapia da Faculdade São Lucas, além do investimento cada vez maior em recursos humanos, tem investido em equipamentos de última geração para facilitar o aprendizado acadêmico, proporcionando benefícios à comunidade local através de projetos de extensão a que se dedica. Segundo a professora Ana Paula Rubira, coordenadora da Clínica de Fisioterapia da São Lucas, um dos recursos tecnológicos oferecidos é o Baropodômetro Eletrônico Modular. Este equipamento, o único na região norte do país, foi desenvolvido para o estudo das pressões plantares estáticas e dinâmicas, com a mais alta concepção de tecnologia, que consiste de uma passarela barossensível com sensores em uma plataforma de aproximadamente três metros, conectada a um computador que recria imagens coloridas e dados estatísticos com um alto valor diagnóstico, aprimorando a detecção de alterações patológicas que possam estar presentes através da avaliação pelos pés, sendo um sistema que estuda as pressões com aplicações específicas na análise do pé.

De acordo com Ana Paula Rubira, o equipamento é único em seu gênero que permite a avaliação do ciclo completo da marcha (no mínimo duas pisadas) de pessoas com ou sem lesões musculoesqueléticas, lesões neurológicas, amputações, por sua configuração modular, avaliação da postura, dentre outras, como prescrição de palmilhas. "É um sistema de apoio para os fisioterapeutas, já que permite apreciar as cargas dos pés em diferentes modalidades, proporcionando uma análise biomecânica e estrutural das possíveis alterações na marcha e na postura", acentua. Os relatórios das análises obtidas pelo sistema concretizam informações que complementam as observações do fisioterapeuta para avaliação periódica, de diagnóstico cinético-funcional, no pré e pós-cirúrgico, na terapêutica em reabilitação.

A avaliação no baropodômetro pode ser realizada com ou sem sapatos, é precisa, instantânea e permite a reprodução do arquivo gravado. Aos acadêmicos, a baropodometria proporciona novas oportunidades de pesquisa, condições semelhantes ou melhores às encontradas nas instituições de ensino superior dos grandes centros do país, capacitação em avaliação através da mais alta tecnologia disponível no mercado para esses fins. Aos pacientes, garante um diferencial na avaliação e prescrição do protocolo funcional, podendo quantificar a melhora da função a que o exame se propôs inicialmente. "Este recurso é mais um diferencial oferecido pelo Curso de Fisioterapia da Faculdade São Lucas para tornar seus alunos, futuros profissionais, mais qualificados e destacados no mercado de trabalho", destacou a fisioterapeuta.


Nenhum comentário sobre esta matéria

Mais Notícias
Publicidade: