Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro


 

Porto Velho,  sex,   23/junho/2017     
COLUNISTA: Gessi Taborda

Em Linhas Gerais: filosofia, de novo

25/08/2011 07:55
taborda@enter-net.com.br
 
  
E TOME FILOSOFIA

Confúcio não resiste e retoma seu costume literário de filosofar diariamente sobre as coisas de seu governo e de sua rotina administrativa. É, certamente, o único governo no Brasil a usar um blog pessoal para balizar rumos sonhados para o enfrentamento dos problemas de um estado longe de consolidar sua economia e sua política. O governador tinha prometido dar um tempo e até “cortar cabeças” para atingir objetivos de desenvolvimento e resgatar compromissos de campanha. Falou mais alto o prazer de Confúcio com a literatice e com sua veia poética. O governador, pelo visto não tem mesmo afinidades com o chamado Diário Oficial. Prefere usar a tecnologia on-line para mandar recadinhos, alimentar esperanças e renovar promessas. Tem o mérito de pintar cenários mirificos sem se comprometer efetivamente com eles.

EXTASIADO

Revelando seu lado saudosista, o governador postou no dia de ontem um texto para demonstrar o prazer em tentar reviver antigas tradições de civismo, como o hasteamento de bandeiras em solenidades públicas e o canto do Hino Nacional nas cerimônias. Ele vibrou por ter feito isso ontem, na praça do Palácio Getúlio Vargas, com a animação da Banda da Polícia Militar e a adesão de “todos os secretários de Estado”, representante da Assembléia Legislativa e até da Câmara Municipal de Porto Velho. Confúcio considerou tudo aquilo um “show lindo e emocionante”. Houve, é claro, o lado nostálgico: “Tudo isto é bonito. Arranca de dentro da gente belos sentimentos. Coisa que no passado se praticava na escola. Em muitas solenidades. Até parece que o brasileiro ficou menos patriota. Menos amoroso ao país”, dardejou no seu alfarrábio.

PRESENTES?

Engraçado: o governador escriba não conta o motivo do tal “Momento Cívico”. Não explica, por exemplo, se está tentando criar aqui uma coisa parecida com a “troca da guarda” do palácio da corte inglesa (cerimônia atrativa para as câmeras dos turistas em Londres) ou, quem sabe, iniciando uma campanha de civismo e patriotismo dos brasileiros diante desse país que vai ganhando campeonatos de corrupção em nível mundial.

As “vozes lindas como dos passarinhos, como o vento na copa das árvores” (é ou não é romântico esse poeta governador?) entoadas pelo “Grupo Raízes” vindo especialmente do Distrito de Nazaré para participar da cerimônia, onde também estiveram alunos e professores da tradicional Escola Carmela Dutra, foram recompensadas, como escreveu o governador, “com presentes” como água tratada para o distrito de Nazaré, instrumentos musicais para a fanfarra escolar e uma “escola agroecológica” com professor de música, alojamento para professores, quadra esportiva e laboratório para música. Com tamanha estrutura, certamente poderá sair de lá um novo Heitor Villa Lobos.

ADUNIR CONFIRMA

O 3º Sarau da Adunir (Associação dos Docentes da Unir) acabou não acontecendo no sábado passado, em virtude das fortes chuvas que caíram sobre Porto Velho. A importante realização cultural – reunindo escritores, poetas, músicos, cantadores, repentistas e cinéfilos – vai acontecer no próximo sábado, dia 27, na sede campestre da Adunir, localizada logo após a fábrica da Coca-Cola. Este ano, explicou o professor Adilson Siqueira, um dos organizadores do evento, a Adunir tem a parceria da própria Universidade Federal e também o apoio da Secel, CEC/SEDUC, Fecomercio, Fundação Iaripuna, Maysa Cerimonial e Eventos, Núcleo de Ciências Humanas – NCH, Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas – NUCSA, TV Candelária, Rádio Cayari, SEBRAE, SIM/RO – Sindicato dos Músicos do Estado de Rondônia, Academia Rondoniense de Letras e Minalinda. O horário de início foi mantido para as 20 horas. Haverá transporte grátis saindo da Unir/Centro, ao lado do Palácio Getúlio Vargas.

SITUAÇÃO É A MESMA

E por falar em Adilson Siqueira, ele contou a coluna que a situação precária da Unir – única universidade federal em Rondônia – não mudou praticamente nada após a denúncia feita pela Adunir junto ao MEC, em Brasília, no mês de março desse ano. “Falta praticamente tudo na Universidade Federal de Rondônia, de banheiros a laboratórios, obras inacabadas e internet. É como se não houvesse uma gestão responsável nessa Universidade”, disse.

Se em Porto Velho a situação é assim, no interior o quadro, acentuou Adilson, é muito mais complicado. No campi de Porto Velho há atualmente um outro sério problema: a insegurança comprometendo até a vida de quem estuda à noite.

FARRA IMORAL

Um criterioso observador das entranhas do poder da capital rondoniense alertou a coluna para a farra imoral que acontece por aqui aos olhos de todos, consubstanciada em contratos sem licitação no âmbito da prefeitura municipal. Segundo este observador se algum procurador de Justiça decidir fazer um levantamento de quanto o município andou pagando por este esquema, especialmente para quem foi doador das campanhas do babalaorixá da cidade, verá que o esquema de doação pela troca de contratos é um verdadeiro escândalo que não beneficiou apenas gente do segmento de publicidade e mídia. “E como ninguém fez ou faz nada, esse bizarro espetáculo dos milhões certamente vai continuar – e agora maquiado por novas “obras” – até o final da gestão. Eles vão sair rico como ninguém nunca imaginou e o município certamente ficará com um rombo no erário”, opinou esse cidadão.

PRIVATIZAÇÃO

A vereadora Elis Regina tem praticamente certeza de que outras áreas do serviço público municipal estão na lista das privatizações desejadas pelo prefeito petista Roberto Sobrinho. O segmento dos garis é apenas o primeiro da fila. Para ela, os servidores municipais precisam se unir no sentido de pressionar os vereadores a não fazer o jogo do prefeito e entregar o serviço público municipal na mão da iniciativa privada. Se a onda não for contida, vai ter muita gente na rua da amargura nos próximos anos nesta cidade, alertou a combativa vereadora.

VOCE É O ALVO

A taxa de juros do cheque especial atingiu o patamar mais elevado dos últimos 12 anos. Estão em 188% ao ano. O volume de crédito também está em queda. A taxa SELIC, que é a média de juros que o governo brasileiro paga por empréstimos tomados dos bancos está em 12,5%. Continuamos sendo um dos países recordistas mundiais de juros altos. Com juros na estratosfera o Brasil não avança, mas as dívidas dos brasileiros crescem. E segue a farra do empréstimo consignado!

MERCADO DE LUXO

Embora a capital rondoniense não tenha muita coisa a apresentar em termos de industrialização, produção de alimentos (agronegócio) ou outros fatores reais que justifique um crescimento no chamado mercado de imóveis de luxo, há uma certeza entre fontes do setor imobiliário de que o mercado de luxo está em plena ascensão.

Talvez esteja ai a ponta do iceberg do tamanho real da lavagem de dinheiro no estado. Estamos longe de ser um grande pólo econômico do país, mas a expectativa é que o novo modelo de condomínios fechados que abrigam casas de luxo cresce mais de 30% em relação ao ano passado. Quem está comprando esse tipo de imóvel busca segurança, qualidade de serviços em locais onde pode desfrutar também de excelentes áreas de lazer e socialização”.

VAI COMEÇAR

Tido como alforria para alguns servidores vítimas de assédio moral por parte de dirigentes públicos que ainda não costumam usar o poder público para perseguir desafetos (esquecendo-se de que o poder público tem de ser usado com impessoalidade), a transposição para os quadros do governo federal deve começar de forma efetiva o mais rapidamente. Sai no Diário Oficial da União de hoje (25 de agosto) a portaria designando a Comissão Interministerial da Transposição, dando início efetivo ao processo que libertará profissionais antigos da sanha de políticos especializados em abrir baú de maldades, mesmo gritando “aleilua” com a força dos fariseus.

CONTROLANDO CUSTOS

De 9 a 11 de novembro, em Salvador (BA), será realizado o IV congresso Brasileiro sobre Controle Público.

TOLERÂNCIA

É difícil acreditar em luz no fim do túnel. Principalmente depois de ver na televisão as cenas de meninas roubando nas ruas das grandes cidades, barbarizando lojas e não sofrendo nenhum tipo de repreensão. Certamente prefiro os meus tempos de menino, quando os pais educavam de verdade os filhos, não faltando as generosas e necessárias palmadas para punir pequenas transgressões. Assim, com tudo o que acontece nesse país, só nos resta rezar e esperar uma atuação divina.

O crescimento da criminalidade no Brasil atingiu índices alarmantes, sobretudo nos últimos dez anos, verificando-se, paradoxalmente, uma tolerância cada vez maior à gravidade dos acontecimentos, com redução de penas, generosidades legislativas, polêmica defesa de supostos direitos humanos, idade-penal, incrível proliferação da delinquência juvenil (ou seria infantil?) cada vez mais impune e excessiva liberdade como prêmio por bom comportamento nos presídios, quando, na verdade, bom comportamento deveria ser decorrência meramente normal e obrigatória nesse tipo de local. Mau comportamento é que seria surpreendente, porque, afinal, lá é lugar para se cumprir uma punição por crime cometido e, não, para qualquer outro tipo de avaliação posterior.


Comentários (2)
Olá!

Gessi Taborda, que agradável surpresa. Fico feliz em revê-lo. Sou muito grato pela sua força quando cheguei em Porto Velho. Você foi muito solícito. Obrigado.
boa sorte!
ah! sou o Júnior que trabalhou um período com você no Estadão do Norte, 1984.

Antonio Vieira Jr - Santa Fé do Sul/ SP.
Enviado em: 06/08/2013 10:07:27  [IP: 200.171.215.***]
Responda a este comentário
IMÓVEIS DE LUXO

AMIGO TABORDA. NÃO ESQUEÇA TAMBÉM QUE ESTE BOOM IMOBILIÁRIO TAMBÉM É UMA GRANDE OPORTUNIDADE PARA LAVGEM DE DINHEIRO, SEJA DE PECULATO,SEJA DO NARCOTRÁFICO.OUTRO DIA LEMBREI DE UM COMERCIANTE QUE SE DIZIA ATACADISTA DE SÊCOS E NOIADOS , DIGO MOLHADOS.

DELEGADO FIGUIREDO - PORTO VELHO/ RO.
Enviado em: 29/8/2011 22:02:12  [IP: 187.53.186.***]
Responda a este comentário

Mais colunas de Gessi Taborda
Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13


Últimas Matérias
Publicidade: