Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro


 

Porto Velho,  sex,   19/julho/2019     
COLUNISTA: Gessi Taborda

Em Linhas Gerais

6/5/2004
taborda@enter-net.com.br
 
  
METAMORFOSE

Depois que a Eletronorte se meteu no mundo da cultura (?) e das artes, realmente aconteceu uma metamorfose impressionante na Casa de Cultura Ivan Marrocos. De lá desapareceu praticamente toda atividade da genuína cultura popular local. Até a programação que reunia ali, semanalmente, o melhor dos nossos intérpretes do samba de raiz não existe mais. Não há nada mais cafona para um ambiente daqueles do que aquele monte de gravuras de pássaros pendurados no teto e nenhuma atividade da cultura que ainda sobrevive na Capital. Talvez seja por isso que a Eletronorte mantém sua mania de prestigiar apenas os amestrados.

UMA FURADA

Esse vibrante hebdomadário não deu uma linha sobre a festiva inauguração de uma revenda Toyota em Porto Velho. Não foi por animosidade com o povo nipônico. Acontece que a festa foi organizada pela matrona dos Campanari que vivem na Rondônia de hoje. Na sua lista de convidados só entra os tais jornalistas-convescotes. Imprensa Popular, o jornal de maior circulação da Capital não faz esse jogo e por isso dona Campanari finge não saber da gente. Mas a gente sabe da história dessa clã desde os tempos em que um de seus ilustres membros malhava na indústria do Varga. Tempos em que este colunista era convidado para os eventos comemorativos da Ajinomoto. Uma empresa japonesa que nunca poderia ser confundida com uma lavanderia.

TOP SECRET

É simplesmente impossível conseguir alguma informação sobre o que andam falando de Miguelzinho Sena no suntuoso prédio do Ministério Público Estadual. Tudo está cercado de sigilo embora transpire no ar um profundo cheiro de marmitex aberta. Quem tiver sensibilidade nasal sente também alguma coisa parecida com dedetização. Será este o motivo do aparente nervosismo do personagem interessado em governar a cidade de Guajará-Mirim?

AVISO

Das 12 mil pessoas que se submetem anualmente no Brasil a operações de redução do estômago, 60 morrem. É como eu digo: é melhor ter mau hálito do que não ter hálito nenhum.

ALMOÇO

No sábado da última semana o irmão do governador, César Cassol, fez questão de verificar detalhe por detalhe se tudo estava sendo bem feito para garantir o sucesso do almoço que ofereceu à senadora Fátima Cleide e à Executiva do PT nas obras de sua Usina Hidrelétrica, nas proximidades de Pimenta Bueno. Se César for convidado a entrar no partido da senadora não esperará quase nada para dizer sim. Ele se encantou com o interesse do deputado Valverde pelo seu projeto energético. Valverde foi o primeiro petista a visitar as obras da barragem do empreendimento.

APENAS NÚMEROS

Tem quatro mezaninos a imensa e suntuosa mansão que o televisivo Chico Rangel está construindo num condomínio de luxo. É o tal negócio: com quem pode não se brinca!

SETOR NOVO

O time empresarial de Hiroshi Takeda vai aumentar. Nos próximos dias inaugurarão uma nova revenda de motos, bem ao lado de onde funciona o bingo, no antigo Ferroviário. Entrementes, a rede de supermercados está sendo encolhida gradativamente.

PRESTÍGIO

O empresário Jaime Ledo está com tudo mas não está prosa no relacionamento com o Ministro do Turismo. Consta que na última semana foi convidado a assumir uma posição que pode desbancar com aquele moço, o Hadad, que teve uma pálida passagem pelo setor de turismo no último governo estadual. Jaime é integrante do partido do Ministro, o PTB.

INDIVIDUAL

Membros do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia estão pensando em remeter ao presidente do Senado, José Sarney, um documento relatando que as críticas à sua pessoa, feitas pelo Conselheiro Amadeu Machado, é de sua iniciativa pessoal e não representa o pensamento do colegiado.

GRANA ALTA

É impressionante o volume de dinheiro que a prefeitura de Jarú torrou com diárias no ano passado, especialmente no mês de dezembro. Certamente o assunto deverá chamar a atenção não só do Tribunal de Contas mas de outros órgãos da fiscalização dos gastos públicos, como o Ministério Público rondoniense.

AS COISAS

Diz uma fonte da coluna que o número de coisas não sabidas sobre a “fazendinha” do senhor Ramirez e seu relacionamento com servidores municipais e máquinas da prefeitura é maior que o número de coisas conhecidas. Mas tudo sinaliza para um levante que poder bater às portas do TRT. Em ano eleitoral sabe-se de tudo.

VERDADEIRO DESEJO

O médico José Augusto não tem o menor interesse em emplacar seu nome como cabeça de chapa do PMDB. Seus íntimos amigos afirmam que ele deseja mesmo é ser vice de uma chapa com reconhecidas chances de vitória. Como bom mineiro, José Augusto não se sente à vontade metendo a mão no bolso.

O CASTIGO

A prisão de Antonio Sivaldo Canhim, acusado de abuso sexual contra uma menor, foi comemorada alegremente por empresários que guardam vivamente na memória os momentos de pânico dos tempos em que ele era um tipo de parceiro de Dudeley.

DIAMANTES

O deputado Kaká Mendonça jura por tudo que é sagrado jamais ter visto um diamante da Reserva Indígena do Roosevelth. E se não viu não poderia, é claro, ter comprado.

COINCIDÊNCIA

A escolha do deputado e Secretário da Defesa e da Cidadania do Estado, Paulo Moraes, como o próximo morador de Porto Velho a ser homenageado com o Título de Cidadania pela Câmara Municipal foi apenas uma coincidência. Não teve, portanto, nenhuma ligação com a última chacina e rebelião no Urso Branco.

MULTIDÃO

Ultrapassou a casa dos 30 mil o número de pessoas que participaram da Festa de Inauguração do Complexo Turístico da cidade, realizada pelo prefeito Lindomar Garçom. Sucesso total confirmando a popularidade de Lindomar e seu prestígio. É claro que não faltou nem mesmo a presença do governador Ivo Narciso que ali foi aplaudido pelo povão.

Nenhum comentário sobre esta coluna

Mais colunas de Gessi Taborda
Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13


Últimas Matérias
Publicidade: