Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro


 

Porto Velho,  qui,   18/julho/2019     
COLUNISTA: Gessi Taborda

Em Linhas Gerais

8/4/2004
taborda@enter-net.com.br
 
  
PARA VALER

Somente em junho o PFL anunciará concretamente como participará do pleito eleitoral em Porto Velho. Essa é uma informação dada pelo próprio presidente regional do partido, o deputado Carlão de Oliveira, com exclusividade à coluna. O deputado deixou transparecer que não há tabus intocáveis dentro do partido. Portanto não como se falar que seu irmão, o professor Moisés, será o ungido para carregar a bandeira pefelista na próxima disputa.

Meio a contragosto, Carlão de Oliveira chega a argumentar que o ex-senador Moreira Mendes tem o direito pleitear a candidatura, “não por acreditar que domina o diretório municipal de Porto Velho” e sim por ser um dos bons quadros do partido, que teve uma destaca participação na política do Estado. Percebendo que “os acordos firmados” com muita antecedência ao início da campanha não se sustentam, Carlão decidiu não dar detalhes sobre as conversações que estão sendo mantidas com várias siglas partidárias, visando a sucessão municipal, antes de maio terminar.

NOVOS RUMOS

A decisão do deputado federal Confúcio Moura de concorrer à prefeitura de Ariquemes nesse ano dá força e novo rumo ao processo sucessório daquela importante cidade rondoniense, com reflexos para a campanha de 2006. Confúcio é um dos poucos nomes da política rondoniense que vem conseguindo demonstrar ao longo de sua vida pública ser uma pessoa honesta, competente, trabalhadora, com uma formação solidária muito importante para quem se propõe a governar pessoas. Uma eventual vitória de Confúcio em Ariquemes contribuirá para derrubar um tabu que vem mantendo no comando do poder daquele município uma administração dominada por uma liderança medíocre, bombardeada com suspeitas ao longo dos anos.

O sucesso nessa eleição municipal aumentará o cacife de Confúcio, atual presidente regional do PMDB, para o embate eleitoral mais importante, que acontecerá em 2006. Em seu ótimo currículo falta exatamente o registro de uma experiência como chefe do Executivo. Certamente o deputado Confúcio Moura tem tudo para se afirmar como um “não” ao continuísmo do caudilho Amorim. Nenhum outro concorrente do oficialismo reúne as condições de Confúcio para fazer frente ao feudo eleitoral montado por Amorim.

GOVERNO E IMPRENSA

O governador Ivo Narciso aproveitou o Dia do Jornalista para transmitir o desejo de sua administração em manter boas relações com a imprensa rondoniense. O governador está consciente de que esta relação de alto nível contribui para o fortalecimento da democracia no Estado. O governo está finalmente preparado para iniciar seu plano de mídia do presente exercício, com a dimensão que o povo do Estado precisa e merece. Mas o governo, como deixou claro um de seus interlocutores com a imprensa, numa declaração especial ao colunista, “não pretende pedir que os jornalistas falem apenas bem” dele, até porque Ivo acredita que no fundo os jornalistas têm como objetivo a busca da verdade, princípio que também norteia sua administração. O que o governador não gostaria de ver é “jornalistas espalhando deliberadamente a discórdia” em nome da exploração do contraditório. O interlocutor do governo com a imprensa garantiu que Ivo ampliou muito – sem aumentar a verba usada no governo passado – o ranking das empresas jornalísticas que recebem dinheiro dessa publicidade oficial.

CONEXÃO PERIGOSA

No quadro de desemprego em que vivemos as atividades informais que pululam em nossas ruas merecem um tratamento parcimonioso por parte das autoridades. Porém, e sempre tem um porém, as autoridades precisam combater de forma séria a proliferação dos chamados “guardadores de carros”. Esses pivetes (e alguns pivetões) atuam em conexão com o crime, agindo como “olheiros” de gatunos, especialmente nas proximidades de bancos. São eles que costumam dar as dicas sobre quem ou o que deve ser assaltado.

MADE BRAZIL

A Queiroz Galvão, empreiteira que em passado recente mantinha uma forte presença no Estado de Rondônia, está sendo execrada na Bolívia, após o desmoronamento de uma ponte por ela construída sobre o rio San Mateo, um pouco antes de sua inauguração. Fica mais fácil entender porque os trechos de rodovias feitos pela tal empreiteira em nosso Estado deterioravam-se com tanta rapidez. Quem desejar conhecer detalhes dessa fajutagem da engenharia brasileiro pode acessar o site www.imprensapopular.com e se ver os resultados práticos do superfaturamento de certas obras.

SEM DISPUTAR

Josafá Marreiros pode até retornar a Cacoal, deixando mais uma vez sua alta posição no comando da Funasa em Porto Velho. Mas não fará isso para disputar a prefeitura, como andou se cogitando. Josafá sempre obteve grande votação em sua cidade e mesmo assim está fora da roda da sucessão. O máximo que tentará será a reforma de seu mandato de vereador. Deve, segundo consta, apoiar a reeleição da prefeita Suely Aragão.

JANTAR & CAFÉ

Ninguém pode duvidar do apreço do Poder Legislativo (leia-se presidente da Assembléia, deputado Carlão de Oliveira, e mesa diretora) para com os jornalistas. O jantar oferecido à categoria na última quarta-feira, no amplo restaurante do Rondon Pálace foi dos mais concorridos. Além do lauto rega-bofe, os jornalistas ainda foram premiados com ovos de páscoa. E para selar o bom relacionamento do Legislativo com os jornalistas, já está marcado, e vai acontecer na terça-feira, um café da manhã com a categoria, quando será lançado o curso de jornalismo para os profissionais provisionados, numa parceria entre o Sinjor e a Escola do Legislativo.

TRANQUILO

O pré-candidato a prefeito de Porto Velho pelo PL, ex-deputado Oscar Andrade, está muito tranqüilo em relação à disputa. Tanto assim que vem se dedicando com afinco – sempre acompanhado de sua jovem mulher – a ótimas jornadas de boemia onde, quando surge a oportunidade, mostra seus dotes como percussionista.

VOANDO

Michael Esber, o boss da gráfica Imediata, uma das maiores do setor, voará novamente para o Líbano, no mês de maio. Não se limitará apenas a rever familiares. Deverá aproveitar sua passagem por países europeus para ver de perto as novas tecnologias de impressão que poderão ser incorporadas à sua empresa de Porto Velho. A Imediata consolidou sua posição no mercado gráfico rondoniense, começando agora a se voltar ao atendimento do mercado regional.

DEVASTAÇÃO

A Ministra Marina Silva não está nada satisfeita com o processo de devastação florestal na Amazônia. E nesse quadro a Ministra marcará sob pressão o Estado de Rondônia, onde a pecuária é apontada como atividade econômica mais devastadora. Mato Grosso é o Estado campeão de desflorestamento, seguido por Pará e Rondônia. A informação é do secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco. As lavouras de soja e a extração ilegal de madeiras são preocupações do Ministério do Meio Ambiente, que poderá lançar novas medidas para conter essa atividade.

INQUIETAÇÃO

O crescimento da popularidade de Dedé de Melo em Guajará-Mirim deverá ser o fato mais inquietante para o ex-secretário de Estado da Saúde, o declarado pré-candidato do PSDB à prefeitura daquela cidade. A pouca competitividade do nome de Miguel Sena na disputa sucessória daquela cidade da fronteira nada tem a ver com sua vinculação ao governador Ivo Narciso.

VAI CRESCER

Fonte ligada a Fecomércio disse que os técnicos da entidade acreditam que o desemprego em Rondônia tende a crescer, reduzindo a atividade econômica no Estado. Mas nem por isso o otimismo desapareceu. Agora todo mundo apostam suas fichas nos investimentos que Furnas deverá fazer para construir novas hidrelétricas por aqui, aproveitando o potencial do Rio Madeira.

SEM MEDO

Everton Leoni nunca venceu nenhuma eleição majoritária que andou disputando. Nem por isso sofre do medo eleitoral. Seu principal adversário também nunca venceu uma. Desta vez Everton tem maiores chances, com o apoio do governador Ivo Narciso. Principalmente se as especulações em torno de uma juntada do PSDB com o PFL se concretizar.

CICLISTAS

A Associação Cidade Verde, dirigida por Paulo Xisto, poderá desenvolver uma intensa campanha de conscientização dos ciclistas de Porto Velho para a responsabilidade do Trânsito. Para isso falta apenas a Ong fechar uma parceria com o Detran. Pela falta de consciência, o Trânsito matou 50 ciclistas no último ano. Segundo consta Jaqueline Cassol, diretora geral daquela autarquia, mostra-se interessadíssima em formar parceria com a ACV.


Nenhum comentário sobre esta coluna

Mais colunas de Gessi Taborda
Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13


Últimas Matérias
Publicidade: