Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro


 

Porto Velho,  qua,   26/fevereiro/2020     
COLUNISTA: Gessi Taborda

Em LInhas Gerais

16/3/2004
taborda@enter-net.com.br
 
  
DEPOIMENTOS

A CPI do Banestado não ouvirá apenas os medalhões das instituições financeiras. Nomes fulgurantes da região, inclusive da política, também terão de ir a Brasília depor. Quem andou remetendo divisas ilegalmente para o exterior podem ir se preparando para receber intimações.

REELEIÇÃO

Se a proposta de emenda constitucional (PEC) apresentada pelo deputado tucano Jutahy Júnior, da Bahia, for aprovada no Congresso, a reeleição de presidente, governador e prefeito vai terminar, a partir de 2010. A proposta do parlamentar baiano é como um meia culpa do PSDB, que no passado aprovou a reeleição para garantir um segundo mandato a Fernando Henrique Cardoso, provocando com isso uma tragédia para o Brasil. A partir dali foi que FHC praticamente “doou” as estatais brasileiras, multiplicando por dez a dívida pública. Pela proposta de Jutahy o mandato presidencial será acrescido de um ano. Sei não, mas para o colunista, a proposta cheira mais à mistificação já que os tucanos só querem o fim da reeleição a partir de 2010.

FUNCIONANDO

Como se o governo Lula não tivesse baixado MP proibindo o funcionamento da jogatina no Brasil, em Rondônia os caça-níqueis continuam funcionando nos mais diversos lugares. Em bares da periferia onde estas máquinas estão funcionando os adolescentes são o grosso dos jogadores.

SEM INTERESSE

Chefe do tucanato estadual, o ex-deputado Expedito Júnior não perdeu, por enquanto, o desejo de retornar a Brasília como senador. Assim é falsa a idéia de que ele já se decidiu por uma candidatura de prefeito de Rolim de Moura. O esperto político daquela região vai continuar conversando com a ex-deputada Milene Mota, candidata natural à prefeitura de Rolim, pelo PTB. Júnior sabe que em 2006, quando só uma vaga para o Senado estará em disputa, o jogo será muito perigoso. Se Milene for eleita com o compromisso de apoiar seu retorno a Brasília, as chances de Expedito aumentam muito. As negociações do caciquismo emplumado nas rodadas de Porto Velho não empolgam o ex-deputado federal.

APROXIMANDO-SE

Emílio Paulista continua interessado em aproximar-se do atual governo. Ele chegou a fazer no ano passado, da tribuna da Assembléia, acusações frontais contra o governo de Ivo Narciso. O governador não ligou. Agora, quando Paulista afirma que apoiará Divino Cardoso para a prefeitura de Cacoal essa aproximação fica mais fácil. A tendência do governador é a de dar apoio ao forte candidato do PTB.

FICA DE FORA

A anunciada aliança entre PSDB, PFL e PDT com vistas à disputa pela sucessão municipal em Porto Velho reforça a idéia de que o PFL não disputará mesmo a prefeitura. Parece estar desestimulado por causa das pesquisas onde nenhum de seus quadros aparecem em posição de destaque.

PATRIMÔNIO MAIOR

Depois do zumzumzum em torno do nome de alguns deputados que andaram adquirindo novas e grandes fazendas no estado, o diz-que-diz volta-se para os lados do governador que teria adquirido mais uma imensa propriedade no sul de Rondônia. Tem gente garantindo que Narciso já pode ser considerado um dos maiores proprietários de terras desse pedaço de Brasil.

DEFESA

Ainda em fase de implantação, a TV Comunitária de Porto Velho (canal 16, da Tvcabo) está sempre defendendo a coletividade nas imagens e nos depoimentos colhidos pelo seu próprio diretor. Pelo trabalho vigilante e atuante, embora ainda esteja longe da qualidade técnica das TVs comerciais, já merece ser exaltada.

BIOGRAFIA

Isaac Bennesby tem uma rica biografia política ligada ao seu município, Guajará-Mirim. As melhores fontes daquela cidade garantem que ele teria tudo para voltar ao cargo de prefeito – onde sempre teve um bom desempenho, nas eleições desse ano. Por isso políticos daquele município estão desconcertados com o anúncio de que Bennesby vai desempenhar, dessa vez, o papel do apanhador de trigo em campo de centeio, saindo como vice para beneficiar um personagem sem nenhum prestígio na outrora orgulhosa cidade. Ao aceitar esse papel Isaac não beneficia em nada sua rica biografia. O beneficiário dessa alquimia palaciana está considerando que pode tudo, na idéia de que o Poder é o Poder. Afinal não ganhou tanto em tão pouco tempo?

SEM TEMOR

Ivo Narciso decidiu endurecer as relações com o pessoal do magistério. Repete o modus-operandi usado no princípio de sua gestão contra deputados e membros de outras instituições. Para punir o pessoal da educação que reivindica contra-cheque mais gordo e melhores condições de trabalho; Narciso chegou a intimidar o próprio Banco do Brasil. O estardalhaço governamental aumenta a revolta dos trabalhadores da Educação, que podem responder com paralisação. Os líderes desse segmento dos servidores públicos sabem que a vida dá voltas. Não fosse assim governo e legislativo não estariam hoje de mãos dadas.

REVERSO

Típicos escravocratas do setor da segurança privada lançaram seus tentáculos em diversas áreas, indo da agência de turismo à criação de cavalos e reprodutores bovinos de alta linhagem. Compraram até um jornal. Mas embora estejam cada vez mais ricos, na comunicação tudo é fracasso.

MACHADO

Rosinaldo Machado, ícone da reportagem fotográfica em Rondônia, foi preso pela Polícia Civil. Em seu primeiro depoimento às autoridades revelou que está sendo vítima de quadrilha que explora adolescentes na prostituição. Machado confirmou ter realizado um ensaio fotográfico com uma menor, que serviu de isca para que a tal quadrilha tentasse extorqui-lo. Ele foi acusado como pedófilo por integrante da quadrilha, após negar-se a pagar 5 mil reais à mesma, como contou.

CONDENADOS

José Antonio Barreto, Juiz da Primeira Vara da Fazenda Pública, decidiu condenar os irmãos Natan e Marco Antonio Donadon (deputado estadual) a devolver cerca de R$ 3.400.000,00 à Assembléia Legislativa. Além de ressarcir a Assembléia por fraudes praticadas quando Marco Antonio exercia a presidência daquele poder, os dois sofreram pena de perda dos direitos políticos por 10 anos, perda da função pública que estiverem exercendo, além de ficarem proibidos de contratar com o Poder Público. Também foram condenados solidariamente com os réus Carlos Alberto Rodrigues Camilato, Celso Carneiro Gomes, Antonio César Sagantini, Antonio Gonçalves Viana, Mário Alberto Cantarela e Lourival da Silva Júnior. Da decisão do magistrado ainda cabe recurso.

FOI NA VIP’S

O jovem brasileiro Adeildo dos Santos, ex-morador de Ariquemes que foi vítima do terror em Madrid, onde ainda está hospitalizado, viajou para a Espanha com passagem comprada na Vip’s Tour, de Porto Velho. Única agência de viagem do Estado com registro na Iata, a Vip’s faz parte do conglomerado de empresas de Jaime Ledo, que deverá ser candidato a vereador pelo PTB.

MUSCULAÇÃO

Amigos de Miguel Sena querem que ele entre, antes de ir para Guajará fazer política, numa academia de ginástica de Porto Velho. Primeiro, porque está acima do peso. Segundo, porque educação física ajuda a reduzir o estresse. E terceiro, porque exercício melhora a musculatura, especialmente de quem tem brigado muito por aí.

NAS ALTURAS

Está para lá de salgada as contas que a Ceron está mandando aos consumidores de energia. De uma maneira difícil de entender, no caso do colunista, ela cresceu mais de 100 reais em relação à conta anterior. Se algo não for feito, boa parte da população vai ter de voltar ao tempo das velas e lamparinas.

IMPERDÍVEL

O periódico IMPRENSA POPULAR volta a circular nessa semana, com sua edição de número 23. Traz matérias imperdíveis, sobretudo a que focaliza o relacionamento do governo com as empresas de segurança privada. O alternativo é editado pelo colunista.


Nenhum comentário sobre esta coluna

Mais colunas de Gessi Taborda
Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13


Últimas Matérias
Publicidade: