Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro


 

Porto Velho,  sex,   6/dezembro/2019     
COLUNISTA: Gessi Taborda

Taborda Sem Censura

19/9/2003
taborda@enter-net.com.br
 
  
DE MALAS PRONTAS
Uma das mais populares figuras que sobrou no PFL, um cara que nunca perdeu uma eleição, um prefeito que a maioria do povão admira e gosta, Lindomar Garçom está preste a deixar o partido, magoado por não ter encontrado apoio no seio pefelista à sua pretensão de tornar-se candidato do partido na Capital. É uma coisa de non sense, já que dentro do PFL o Lindomar Garçom é certamente um dos nomes mais populares. O prefeito de Candeias está devidamente convencido de que seria um grande nome para a eleição, pois tem pesquisas avalizando isso. Ele foi convidado, recentemente, a entrar no PSDB. Não para ser candidato, mas para apoiar a política do governador Ivo Narciso. Até que o Garçom poderia entrar na disputa. Afinal já tem domicílio eleitoral em Porto Velho e, se tivesse apoio do tipo peso pesado para fazer campanha toparia desincompatibilizar-se. É bem provável que Garçom aninhe-se junto com os tucanos. Desde que consiga mais recursos para incrementar o desenvolvimento daquele município.

DEBANDANDO
O cara teve uns sete mil votos na Capital, na última eleição. E tudo isso carregando um mala como o JB, queimadaço após levar ao patíbulo milhares de barnabés, alguns com quase 20 anos de serviço público. E mesmo assim, com sua simplicidade, o Ramiro Negreiros deu um banho de popularidade, obtendo milhares de votos. Só não continuou deputado porque a tal matemática da legenda, envolvendo coeficiente eleitoral, sobra de voto, etc, permitiu que sua vaga fosse parar nas mãos de gente com votação menor. Mas o cara não parou de fazer política. Inaugurou um hospital pra pobre, continuou visitando o povão e animou-se diante da possibilidade de disputar a prefeitura de Porto Velho. Descobriu que no seu partido, o máximo reservado para ele é uma vaga na lista dos candidatos a vereador. E ai Ramiro se magoou. Vai pular fora do barco do PFL daqui para o final do mês. Pode ser convidado a entrar de vice na chapa do Nazif ou pode ir para uma dessas legendas nanicas e experimentar uma candidatura de prefeito.

FALHAS MACABRAS
Todo mundo já ta careca de saber que não se pode colocar de lado certas exigências ambientais quando o assunto é a implantação de cemitérios, mesmo que batizados de parques. Não é aparência de área de camping que garante a não degradação do ambiente. Daí, já chegou ao Ministério Público queixa contra o “Recanto da Paz”. Ta certo que, de acordo com o Aurélio, “recanto” significa esconderijo. Mas a falta de monitoramento das águas subterrâneas no local, o desmatamento e o descumprimento do plano de recuperação de áreas degradadas são muito visíveis. Tudo isso preocupa os moradores vizinhos da área do tal cemitério que, por sinal, embora seja “recanto” não possuí sequer um muro. E na área, além de chacareiros, estão próximos de eventuais riscos de contaminação do chamado lençol freático os acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia e freqüentadores de um clube campestre. Aliás, segundo observadores bem antenados, no “recanto” existe uma cratera que pode significar riscos à saúde, pois ao reter água transforma-se num excelente local para a reprodução de insetos. É certo que o zeloso Ministério Público vai se mexer, inclusive para investigar porque o tal recanto não possuí nem mesmo a licença de propriedade rural, como exige a Portaria 94/2002, do Ministério do Meio Ambiente.

TROFÉU 20 ANOS
O colunista receberá hoje, juntamente com outros jornalistas e personalidades, o Troféu dos 20 anos da Assembléia Legislativa, em café da manhã que a mesa diretora do parlamento promoverá a partir das 8h30, no Rondon Pálace. O evento dá início ao cumprimento de vasta programação elaborada para marcar os 20 anos de instalação do Poder Legislativo rondoniense. O ponto alto da programação será, certamente, a sessão solene marcada para o próximo dia 26, no novo plenário do novo palácio do Legislativo, quando serão entregues a Medalha do Mérito Legislativo e prestadas homenagens a personagens ilustres do Estado.

O CERCO
O prefeito Carlos Camurça nunca deixou de ser um cara simpático, de fácil diálogo. Assim críticas tentando aponta-lo como inacessível e indiferente não têm razão de ser. Se dificuldades existem para se falar com o alcaide, a culpa deve ser atribuída à sua entourage. Aliás, este não é um privilégio do prefeito. Isso acontece com quase todos os políticos que chegam ao cimo do poder. As pessoas estão reclamando também de dificuldades para se chegar ao presidente da Assembléia, Carlão de Oliveira. Seu pessoal adora inventar obstáculos desnecessários. No afã de preservar o chefe ou simplesmente – o que é pior – puxar-lhe o saco, estes auxiliares criam uma barreira que pode trazer prejuízos eleitorais para o futuro.

NA CÂMARA
Depois de anos afastado da política partidária e eleitoral, Horácio Guedes anuncia seu retorno. Quer voltar para a Câmara Municipal, onde foi um vereador atuante. O presidente do Ferroviário vai tentar a sorte pelo PFL.

FENÔMENO
Tudo leva a crer que Osvaldo Pitaluga, premiado com um alto cargo no Ibama petista, está sabendo aproveitar muito bem a nova maré de benesses para virar um fenômeno da noite. Na quarta-feira pilotava a maior mesa do caríssimo Zé Beer e não parecia nada preocupado com o que anda acontecendo com o órgão em cidades do interior, como Ariquemes, onde agentes do Ibama acabaram sendo presos. Da última vez que deixou correr frouxo esse tipo de questão, quando respondia pela Secretaria da Agricultura, no governo Raupp, tivemos a lamentável história de Corumbiara.

DISCRIMINADO
O governo Ivo Narciso ta completamente certo ao deixar de lado os salamaleques no trato com o pessoal do alto escalão do governo Lula, como fez com a Ministra Marina, do Meio Ambiente. Ele, como todos nós, sabe como o nosso Estado sofre discriminação na hora de receber algum quinhão de recursos federais destinados à nossa região. O Acre, um estadozinho que, economicamente, está distanciado de Rondônia anos-luz acaba sempre recebendo mais privilégios. E ainda querem que Rondônia trate esse pessoal com rapapés enquanto eles nos tratam com humilhação? As recentes declarações do governo acreano sobre Ivo e Rondônia foram de uma descortesia própria de quem vive a vaidade delirante de ser “amigo” de presidentes, desde os tempos de FHC.

ALTO NÍVEL
A Câmara Municipal de Porto Velho poderá chegar ao seu mais alto nível se os eleitores votarem com discernimento em 2004. É gratificante ver o nome de pessoas de real valor com disposição de enfrentar o pleito para chegar lá. Entre as pessoas que se incorporam a um grupo admirável de idealistas, humanistas e empreendedores estão o David Erse, filho do Chiquilito, que hoje se filia ao PSB. Também o empresário Jaime Ledo, do setor de turismo e combustíveis, está pronto para se filiar ao PTB. O dr. Alexandre, do Hospital Panamericano, já se filiou ao PFL. O médico Novaes, por seu turno, já decidiu engrossar o time do PSB. Outro nome do maior significado pronto para a disputa é o dr. Marco Antonio, da Fatec. O secretário municipal do Meio-Ambiente, Antonio Ocampo, também estará entre as boas opções que o eleitor poderá utilizar. Márcia Scheffer, mulher do presidente da Assembléia Legislativa, dona de grande simpatia, também deverá concorrer. Entre tantos outros, tem ainda o Paulo Xisto, pelo PPS. Um time desse naipe é como um torniquete capaz apertar todas as manobras populistas que tem permitido a permanência de medíocres e hipócritas naquela Casa, desvalorizando a representação popular. A Câmara, como se vê, tem tudo para tornar-se uma verdadeira academia de política cidadã, se ventos renovadores soprarem por aquelas bandas como indica o nosso barômetro.

COM FESTA
Ainda não foi esta semana que o coronel Valnir Ferro filiou-se ao PDT (como, se imagina, vai acontecer) para disputar, com o apoio do prefeito Camurça, a sucessão municipal. Para ele ta tudo certo, “mas o pessoal quer fazer uma festa nessa filiação”, como contou, que marcará praticamente o início de sua batalha. Ferro pretende, quando for candidato, fazer uma pregação contra o arrivismo, a hipocrisia e a mediocridade que tem assolado nossa política e nos condenando a um futuro incerto.

CIRCULANDO
Já está circulando o periódico alternativo Imprensa Popular, que tem o colunista como editor. A posição do relator da CPI da Exploração Sexual Infantil, sobre o envolvimento da granfinagem nesse tipo de escândalo é um dos destaques da edição, cujo carro-chefe é a cobertura política. No próximo mês o periódico completará seu segundo ano de existência.


Nenhum comentário sobre esta coluna

Mais colunas de Gessi Taborda

22/8/2011 18:54:01 - Hoje é a minha vez de filosofar

27/4/2011 22:52:16 - Em Linhas Gerais: não muda nada

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13


Últimas Matérias
Publicidade: