Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro


 

Porto Velho,  ter,   20/abril/2021     
COLUNISTA: Gessi Taborda

Em Linhas Gerais - 12/09/2003

11/9/2003
taborda@enter-net.com.br
 
  
SEM CONFIRMAÇÃO
O coronel Valnir Ferro confirma sua disposição de participar, como candidato a prefeito, do pleito de 2004, mas não confirma ter recebido apoio do prefeito de Porto Velho. Ontem ele afirmou que ainda não definiu sua filiação partidária. O PMN, um partido nanico, ofereceu legenda ao militar, mas não recebeu nem sim, nem não como resposta. Sobre o apoio do prefeito Camurça, Ferro considera que tudo não passa de especulação, pois até agora não teve este tipo de conversa com o alcaide de Porto Velho. Claro que Ferro sentir-se-ia honrado “com um apoio dessa qualidade” mas até agora “isso não passa de balão de ensaio”, classificou o próprio militar.

ATRASO
Com abertura marcada para as 8h30, num auditório do Aquarius Selva Hotel, o Seminário sobre as Potencialidades e Alternativas Energéticas para a Região Norte, promovido pela Câmara dos Deputados, só começou após as 10 horas, quando o governador Ivo Narciso e o deputado Miguel de Souza chegaram ao local do evento. Acompanhava o governador o deputado Hamilton Casara, preferido do Palácio Presidente Vargas para disputar a prefeitura, pelo PSDB.

AUSÊNCIA

Coube ao senador Valdir Raupp justificar, ontem, a ausência da também senadora, Fátima Cleide, no Seminário sobre as Potencialidades e Alternativas Energéticas para a Amazônia. “Ela precisou ficar em Brasília para submeter-se a uma série de exames em virtude do acidente náutico sofrido quando visitava a refinaria da Petrobrás em Urucu, no Amazonas”. A ausência do deputado petista Eduardo Valverde foi justificada por um seu colega de partido: “Ele recebeu orientação para ficar em Brasília participando de votações importantes”.

FILIADO

O presidente da Associação Cidade Verde, Paulo Xisto, não quis esperar a data fatal para quem a filiação partidária de quem pretende disputar as próximas eleições. Ele já integra o PPS, partido comandado no Estado pelo deputado Agnaldo Muniz. O presidente da ACV já tinha participado do processo eleitoral como candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo petista José Neumar. Depois da primeira experiência abandonou os palanques e dedicou-se à proteção do consumidor e do meio-ambiente. Agora, por insistência de lideranças da periferia, Paulo Xisto vai encarar uma candidatura de vereador. Ontem era impossível confirmar sua filiação partidária. Paulo estava no Acre, de onde retorna hoje, atendendo convite para fazer palestra sobre o assunto que domina: defesa ecológica e do consumidor.

ANIVERSÁRIO

Por falar em defesa do consumidor, ontem foi o dia de mais um aniversário do Código de Defesa do Consumidor, um raro exemplo de lei que veio para beneficiar a população. Com o Código, o consumidor se transformou, de escravo dos produtores em parceiro. Antes do Código, o consumidor tinha de reclamar ao bispo contra os maus-vendedores. É claro que ontem foi, também, aniversário do atentado às torres gêmeas de Nova Iorque e da ditadura chilena de Pinochet.

COISA DE CIVILIZADO

Em algumas partes do Brasil e em várias partes do mundo, hoje é o dia da campanha “Libere um Livro”, da qual vale a pena participar. Negócio é o seguinte: cada um de nós escolhe um livro, um bom livro, daqueles que a gente realmente gostou de ler, põe nele uma dedicatória, abandonando-o num lugar público – num bar, num banco de praça, etc, onde alguém possa apanha-lo e lê-lo. Se você achar um bom livro abandonado por aí, tome conta dele!

ALIANÇA POSSÍVEL

Não está descartada uma possível aliança entre o PSB e o PMDB com vistas à sucessão municipal. Segundo consta, o cacique do PMDB, Amir Lando, tem rega-bofe marcado com o morubixaba do PSB, Mauro Nazif.

DESENCANTADO

César Cassol, irmão do governador, está desencantado com seu futuro político. Descobriu que não poderá ser candidato a nada em 2006, vetado pela legislação por causa do grau de parentesco com o mandatário estadual. A descoberta desestimulou a prosseguir na consolidação do projeto de aproximação com a parte da mídia que se mostra refratária aos interesses da cassolândia.

PISO

Fonte palaciana segredava ontem que o governo estuda a instituição de um piso salarial para os servidores públicos estaduais do poder executivo, que passaria a ser de R$ 400. Até agora, na Assembléia Legislativa, nenhum deputado tem informações sobre alguma mensagem com esse teor.

APOIO

Raul Fonseca, candidato a presidente da OAB-RO, retorna hoje de mais um périplo pelo interior. Retorna satisfeito com a adesão ao seu nome. Um apoio que vem repercutindo bem em sua campanha é o do advogado Arquilau de Paula, membro nato da entidade, formalizado no seguinte documento: “Raul conhece a OAB e sabe que a Ordem somente deve ser presidida por político por vocação, isto é, os que exercem o poder pelo poder, pela satisfação do exercício do poder, sem outras ambições a não ser realizar o bem público. Sendo este um dos princípios morais da candidatura Raul”.

“Ele sabe a frustração do Presidente que deseja instrumentalizar a OAB e pessoas através do engodo, para alcançar objetivos pessoais privados não publicamente debatidos. Destarte, a sua ação será uma ação comunicativa com todos os advogados do Estado, transformando a OAB numa arena de debates, sem discriminação, com liberdade e igualdade, respeitando todos os advogados, inclusive as minorias, se é que se pode falar em minorias no interior da OAB. E, assim, temos outro princípio moral de sua candidatura É, Raul, um advogado sem mácula, no sentido de que a prática de nenhum ilícito lhe pode ser imputada e de reputação moral ilibada. E desponta, dessa forma, mais um princípio moral da sua candidatura”

“Tem uma família bem constituída. E este é, segundo o meu entendimento, o princípio moral primeiro de sua candidatura É, Raul, limpo e puro que presidirá a OAB, consciente que estamos vivenciando um Estado Democrático de Direito, tendo a convicção que não existe democracia sem Direito, nem Direito sem democracia. E este é o fundamento jurídico-político da sua candidatura. Como um dos fundadores da Secional da OAB de Rondônia e o seu segundo Presidente, tendo compromisso somente com a Ordem, impõem-me, a opção racional pela candidatura do advogado Raul Fonseca”.

SEM SE CURVAR
Ivo Narciso não está arrependido da posição assumida perante a ministra do meio-ambiente, Marina da Silva. Para ele comportar-se à altura do cargo é não se curvar à intransigência de quem quer que seja. Daí a resposta dura que deu às declarações nada elogiosas de Jorge Viana, governador do Acre, à sua gestão no governo rondoniense. Ivo sabe que elas não foram proferidas por meras coincidências.

MAGNÂNIMO
Não há nada de magnânimo para com Rondônia na oferta do governo de abrir crédito especial como uma compensação pelos prejuízos que o Estado vem sofrendo com a “fabricada” dívida do Beron. As justificativas de Antonio Palloci para não discutir e rever essa imensa dívida não atende os interesses de Rondônia. Por que o governo federal teme que a revisão da “dívida do Beron” possa abrir uma porta para a renegociações de situações surgidas com outros bancos estaduais privatizados? Que importa isso para o Estado de Rondônia? Valdir Raupp e Amir Lando preferiram entregar os pontos, afirmando que a proposta do governo com esse cala-boca é a melhor solução. Será que o briguento Ivo Narciso vai topar, vai jogar a toalha a troco do “crédito especial”?

EXPLOSIVA
Um membro importante da CPI dos Abusos Sexuais que está funcionando na Assembléia contou a coluna sobre “uma descoberta explosiva” que vai mostrar um lado muito mais cruel dos “exploradores do sexo infanto-juvenil de Vilhena”. De acordo com essa fonte “além dos abusos sexuais” deverá aparecer na investigação “pelo menos um caso de assassinato”, feito com o objetivo de exterminar uma vítima das orgias que queria por a boca no trombone.

Nenhum comentário sobre esta coluna

Mais colunas de Gessi Taborda

22/8/2011 18:54:01 - Hoje é a minha vez de filosofar

27/4/2011 22:52:16 - Em Linhas Gerais: não muda nada

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13


Últimas Matérias
Publicidade: