Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro


 

Porto Velho,  qui,   18/julho/2019     
COLUNISTA: Gessi Taborda

Em Linhas Gerais - 29/08/2003

28/8/2003
taborda@enter-net.com.br
 
  
GENTILEZA ÀS PAMPAS
Até agora tem gente estranhando o tamanho da gentileza do médico Viriato Correia para com os servidores do Ipam em nome dos 15 anos de fundação do Hospital Central. Primeiramente foram cestinhas de bombons enviadas para todos os servidores do Instituto que cuida da previdência e assistência médica dos servidores municipais. Depois foi o envio de um “diploma” de agradecimento. E olha que Viriato não daqueles que abrem a mão com facilidade.

NOVO VISUAL
Silvana Davis está de novo visual. A mulher do Buiu agora usa os cabelos acaju num corte baixíssimo. Silvana está se dando bem numa das diretorias do Detran, nem por isso retirou de sua agenda a idéia de concorrer à prefeitura no próximo ano. Ela sabe que para isso terá de deixar o governo, posto que Ivo Narciso está decidido a apoiar Amilton Casara.

REPRIMENDA
Edmar Moura, Secretário Municipal dos Transportes por indicação de Oscar Andrade, ouviu ontem, publicamente, uma reprimenda do governador Ivo. “Como é que uma Secretária dessas pode dar concessão a empresas de ônibus que mantém esses veículos licenciados até Rio de Janeiro? A Secretaria Municipal de Transportes deveria exigir das permissionárias que todos os ônibus fossem licenciados aqui, emplacados aqui, gerando para os cofres do Estado e dos municípios as parcelas do IPVA”, afirmou o governador. Digerindo a mensagem, Edmar procurou desconversar garantindo que 90% da frota do serviço de transporte coletivos de Porto Velho está licenciada no Detran de Rondônia. Acredite quem quiser.

PERFUMARIA

Quem se deter a analisar as atividades da Câmara Municipal de Porto Velho ficará decepcionado com o desempenho da maioria dos vereadores. A maior parte dos projetos apresentados não significa muita coisa em termos de atender interesses da coletividade. Os vereadores salvo honrosas exceções, preferem cuidar de questões periféricas quando não se dedicam à mera perfumaria. Uma outra constatação: os projetos apresentados pelo Executivo sempre recebem tratamento diferenciado, culminando com a aprovação sem maiores delongas.

CAIU

Tem gente estranhando o tom das reportagens da TV Rondônia que acabam desaguando na crítica ao governo. Essa nova postura da retransmissora da Globo no Estado reflete, ao que tudo indica, a queda do governo na composição do faturamento. Segundo se informa, atualmente a participação do governo no bolo publicitário da emissora não ultrapassa os 20%.

CARGOS

Carlos Vitachi, titular do Ministério Público rondoniense, anunciou que pretende remeter ao legislativo até o mesmo de outubro o novo Plano de Cargos e Salários da instituição, que pretende ver vigorando a partir do novo ano. No momento aquela autoridade espera aprovação de lei para que os feitos do Ministério Público possam ser publicados no Diário Oficial do Judiciário.

PERCURSO

A dra. Marilene Penatti, nova diretor do Hospital de Base, passou praticamente o dia todo de ontem visitando diretorias e departamentos do maior hospital público rondoniense, apresentando-se perante o contingente de pessoal que já está trabalhando sob seu comando. Marilene já demonstrou sua competência dirigindo o Hospital Infantil Cosme e Damião, de onde saiu elogiada pelo corpo clínico, paramédicos e pacientes. Ontem já era possível sentir um melhor entusiasmo nas feições dos servidores do HB com a nova diretora.

DEFENSORIA

O deputado Emílio Paulista (PPS-Cacoal) achou “fora da realidade” boa parte das declarações de João Sismeiro, titular da Defensoria Pública Estadual, sobre a criação do órgão. Paulista lembrou que coube a ele, como deputado, encaminhar a lei que criou a Defensoria, tanto no âmbito das comissões fixas da Assembléia como no próprio plenário. Paulista revelou também que o ex-governador a princípio não era a contra a criação: “Quem realmente não queria a instalação da Defensoria Pública era Arnaldo, irmão de Bianco”.

GRANDE OBRA

O professor Moisés de Oliveira, Secretário Regional do PFL e um dos pretensos candidatos a prefeito do partido, acredita que “quanto mais se aproximar à eleição, mas será fácil compreender a envergadura da engenharia política usada para a criação do Frentão”. Mesmo coexistindo pelo menos uns três candidatos ao Senado e uns dois ao governo, nas eleições de 2006, Moisés não acredita na ruptura do grupo. É esperar pra ver.

TOMÉ

O novo golpe aplicado pelo “publicitário” Toca Barnabé na praça de Porto Velho, que culminou com o fechamento da “agência de publicidade” Angel tem ingredientes demonstrando que tudo foi milimetricamente planejado. Quando os detentores da ordem do imóvel na esquina da rua Guanabara com Pinheiro Machado, onde o mocó Barnabé funcionou desta vez, não havia mais nada. A “limpeza” foi feita na calada da noite. Não se sabe se Oscar Andrade, anunciado como o mais recente “sócio” do Barnabé vai segurar o rojão. Em Porto Velho é assim: até os “espertos” adoram acreditar em papai-noel e fazer associação com os pinóchios da vida.

EM ALTA

Richard Morant está em alta no governo. Deverá substituir totalmente o papel que vinha sendo desempenhado por um tal de Jarí. Ontem foi escolhido para uma missão tinhosa por César Cassol, que foi enfático: “O governador espera resultados imediatos sobre esse assunto”. O governador não agüentava mais tanta protelação no setor de relações com a mídia.

OPERAÇÃO

Paulo Moraes, Secretário da Defesa e da Cidadania deverá ficar livre do incomodo “colar” cirúrgico nos próximos dias, após submeter-se à complexa cirurgia num hospital de Curitiba (PR). Todo mundo torcendo para que o deputado licenciado saia-se bem dessa. Inclusive seu suplente, Noedy, agora na Assembléia.

CICLISTAS

Finalmente o Detran fará campanha educativa visando reduzir os acidentes de trânsito provocados por ciclistas. Pena que a campanha está centrada apenas no alcoolismo. Na verdade os ciclistas, principalmente em Porto Velho – que possuí 1% das bicicletas do Brasil – são perigosos no trânsito mesmo quando sóbrios por não ter consciência do perigo. A maioria das bicicletas em trânsito na Capital estão em desacordo com as exigências do Contran. Não possuem espelho retrovisor, sinais reflexivos e andam costurando o trânsito, disputando com os automóveis as faixas destinadas aos veículos automotores. Embora o Código Nacional do Trânsito proíba terminantemente o trânsito de veículos de tração animal em rodovias, aqui ninguém da bola para isso. É comum ver bicicletas transitando na BR-364, no trecho compreendido entre Candeias e Porto Velho. Ninguém fiscaliza ou pune os ciclistas. Tomara que a campanha “Beber e sair pedalando é abusar da sorte” seja apenas o principio para colocar esta “ameaça ao trânsito” nos limites da legislação.

AMAZONINO

Renato Lima, do PTB, foi recebido em Manaus pelo ex-governador Amazonino Mendes, “para colher algumas lições políticas”. O ex-governador é um dos amigos de Renato que o estimula a entrar na vida pública. Após este curtíssimo intervalo, o presidente do diretório municipal do PTB reinicia sua maratona buscando consolidar sua pretensão de tornar-se o candidato a prefeito do partido em 2004.

PICARETAS

Tanto César Cassol, do Detran, como seu irmão Ivo, o governador, voltaram a alertar ontem os proprietários de veículos sobre a existência de “muitos despachantes que são meros picaretas”. São os tais despachantes que pegam dinheiro de proprietários de veículos e deixam de pagar as parcelas do IPVA, usando recibos clonados da repartição. Quem foi vítima desses espertalhões terão de pagar novamente as taxas de licenciamento do veículo, após cruzamento das contas do IPVA que serão feitas pelo Detran e Secretaria de Estado das Finanças.

DEVOLVEU

Por ter reduzido sua estada na França, o governo Ivo Narciso e sua mulher, Ivone, devolveram R$ 4.500,00, cada um, que receberam a título de diárias de viagem. Quem garantiu isso foi o próprio governador.

Nenhum comentário sobre esta coluna

Mais colunas de Gessi Taborda
Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13


Últimas Matérias
Publicidade: