Anuncie:  

Debate do Mês

Data: 20/5/2011

Que benefício trará para o povo a ida de deputados rondonienses para Santa Catarina?



Colunistas
Receba as matérias do site em seu e-mail

Cadastrar
Cancelar Cadastro


 

Porto Velho,  s√°b,   19/outubro/2019     
COLUNISTA: Carlos Coqueiro

PALESTRA

26/10/2003
jccoqueiro@yahoo.com.br
 
  
PALESTRA
A Associa√ß√£o Cidade Verde (ACV), organiza√ß√£o n√£o-governamental dedicada √† defesa dos consumidores e dos direitos dos cidad√£os, realizar√° dia dez, segunda-feira, no audit√≥rio da Universidade Luterana do Brasil em Porto Velho (ULBRA),palestra sobre Direito do Consumidor e Internet.Com mais essa iniciativa, a quarta maior Universidade do Brasil, incluindo tamb√©m as universidades p√ļblicas, consolida o campus local como o lugar da constru√ß√£o do conhecimento, do desenvolvimento das habilidades e atitudes para a forma√ß√£o do profissional e do cidad√£o do Estado de Rond√īnia.

DRINQUES
Emerson Ara√ļjo e Fl√°via Ara√ļjo brindando com arquitetos e decoradores,o ano dois da Espa√ßo da Casa.Enquanto isso, Roberto Monte comemora com seus clientes, duas d√©cadas da Locav√≠deo.

MODA
Jos√© Ribeiro abre os sal√Ķes do Hotel Vila Rica para o Moda Mulher, initiative de Carlos Souza e Patr√≠cia Melo.

CLIMA
Oficiais da Base Aérea de Porto Velho em clima de confraternização no The Wood River.

GASOLINE
Heliane Dal Molin divulgando a Top Gasoline, magazine, e promovendo o Garota Top Gasoline.

TRANS
Procurador de Justiça Ivo Benitez proferindo palestra na Ulbra em Porto Velho.No terceiro período de Direito.Disciplina, Sociologia Jurídica.Tema:os riscos dos transgênicos e zoneamento ecológico.

BEBUM
A GM e a VW se preparam para lan√ßar novos modelos com motores flexfuel.At√© o in√≠cio de 2OO4 chegam a Meriva 1.8 8v e o P√≥lo 1.6 8 v que “bebem” √°lcool, gasolina ou a mistura dos dois combust√≠veis.

FOX
O Fox, o novo compacto da VW, versão 1.6, tem preços a partir de R$ 25 mil. A carroceria alta garante espaço extra mas diminui o prazer de dirigir.Quem viver, verá.

NOVA LINHA
O Palio Hatch deverá ser apresentado à imprensa ainda em 2OO3.Novidade: tampa mais larga e lanternas maiores.

MODELO
Idea, a minivan da Fiat que ser√° feita no Brasil a partir do fim de 2OO4.

GSM
A Claro, empresa de telefonia celular formada pela ATL, Americel e mais quatro outras empresas, está se armando.GSM é a principal munição.

PLANOS
Todos os serviços da TIM na Capital estão disponíveis para todos os planos de assinatura.Só que alguns produtos são limitados a determinados aparelhos.Nos canais avulso, o uso sai R$ O,O7.

SERVIÇOS
Vanguarda √© a palavra mais usada pela Vivo para definir seus servi√ßos.√Č a primeira vez que uma operadora de telefonia m√≥vel da Am√©rica Latina desenvolve uma interface descomplicada para permitir que o cliente tenha acesso f√°cil e r√°pido aos servi√ßos oferecidos pela empresa.Ela troca o longo menu pelos √≠cones e muda a rela√ß√£o cliente-aparelho.

NOVO MOUSE
Chegando ao mercado, o √≥ptico sem fio,sem bolinha, sem carregador e aut√īnomo.O novo mouse √© capaz de carregar suas pr√≥prias baterias – basta encaixa-lo no receptor.
PRÊMIO
Agora na Mega Veículos, consórcio nacional Ford.

COLUNICAÇÃO
Enquanto o radar avisa o telefone de quem ligou mesmo que ele n√£o tenha deixado recado, a Lupa da TIM busca informa√ß√Ķes em dicion√°rios e banco de dados.Na categoria popular, est√£o as ferramentas de comunica√ß√£o, como o bate-papo.Ligue para o revendedor para saber os detalhes.

VERSÃO
LF Imports trazendo nova vers√£o da Pajero Sport.Linha 2OO4 reestilizada e dispon√≠vel com c√Ęmbio autom√°tico.HPE - High Performance Equipment - diesel com mais pot√™ncia.

VENDAS
O mercado de produtos de luxo continua a todo vapor.A Mont Blanc, com apenas sete lojas no País,tem procura também em Porto Velho.Isso é fantástico!

HIPERTENSÃO
O Servier, maior laborat√≥rio franc√™s, ter√° uma f√°brica no Pa√≠s. Ser√° no Rio e receber√° cinq√ľenta milh√Ķes de reais para produzir produtos contra hipertens√£o.

CURSO
O diretor executivo da Faculdade Interamericana (Uniron), Fernando Prado, anunciou a implantação do curso de Pós-Graduação lato sensu em Publicidade e Propaganda, que será realizado a partir de novembro em convênio com a Unipec.Os interessados podem consultar o professor Geovani Berno pelo telefone (69) 2181-5044

TURMA
Fernando Prado garantiu a abertura da segunda turma de P√≥s-Gradua√ß√£o lato sensu em Jornalismo e M√≠dia, com inscri√ß√Ķes abertas at√© 5 de novembro.Novas informa√ß√Ķes pelo e-mail publicidade@uniron.edu.br.


S√ćNTESE
A Faculdade Interamericana (Uniron) patrocinou a I Mostra de Cinema e V√≠deo; entregou mo√ß√£o honrosa ao historiador Manoel Ferreira.Enquanto isso,o Rotary Clube Rio Madeira prestigiou o Cineamaz√īnia.Por outro lado,o curso de Letras da realizou Semin√°rio de Literatura Grega e o de Hist√≥ria (Unipec),em parceria com o Instituto do Patrim√īnio Hist√≥rico Nacional,elabora relat√≥rio em defesa do tombamento da Estrada de Ferro Madeira-Mamor√©.


ECOLOGIA
Novidade para quem curte ecoturismo.Já existe roteiro para aventureiro light e para o amante de belas paisagens sem muito sacrifício de alcança-las, a partir de Porto Velho.Estão disponíveis no mercado 68 pacotes.Um pacote de quatro noites em Bonito (MS), com flutuação, passeio de bote e ida à gruta do lago Azul, eu fiz e recomendo, sai por poucos reais à vista ou parcelado.Consulte sua agência de viagens e aproveite o feriado de 15 de novembro.

VERS√ĀTIL
No próximo ano,chega às revendas Yamaha, a YZF R1.Um abuso em potência e baixo peso.

INSPIRADA
A Honda, ainda em 2OO3, promete comercializar a CBR 6OORR.Ela é inspirada na RC 211V, moto do tri mundial de motovelocidade Valentino Rossi.

SEM CANIBALISMO
O pre√ßo do Gol, linha do popular mais vendido da VW,ficou reduzido com a chegada do Fox, vers√£o 1.O e 1.6.N√£o dever√° haver “canibalismo”entre os modelos.O Fox chega √†s lojas para ocupar o espa√ßo que a VW estava perdendo para seus concorrentes.(Fiat e GM, locais).Na verdade,a montadora n√£o tinha um concorrente direto para o novos Fiesta e Corsa.

MONTANA 1.8
A nova picape GM, vers√£o “off road” vem com mais espa√ßo na ca√ßamba que a rival e sem conforto Strada.Quanto √† est√©tica, a Fiat foi superada pela GM.Comprar pela internet √© mais econ√īmico.Experimente!

LINHA BRANCA
At√© agora, a grevista Caixa Econ√īmica Federal fechou, nacionalmente, pouco mais de 116 financiamentos com recursos do Fat para a compra de bens da linha branca e o BB, 1.1OO opera√ß√Ķes.Enquanto isso, as f√°bricas dizem amargar queda de 4 por cento no faturamento em 2OO3.
PARCERIA
Numa parceria entre o Instituto de Ci√™ncias Biom√©dicas e a Faculdade de Odontologia de Bauru, a popula√ß√£o do munic√≠pio de Monte Negro,distante quase 3OO km de Porto Velho, no per√≠odo de 8 a 22 de julho passado, recebeu atendimento de pesquisadores e estudantes da USP que realizaram as seguintes atividades: atendimento a 986 pacientes na √°rea de odontologia e 874 pacientes na √°rea de fonoaudiologia;2.234 procedimentos odontol√≥gicos (√°reas de dent√≠stica, periodontia, cirurgia e preven√ß√£o), considerando atendimentos realizados na cl√≠nica odontol√≥gica, nas escolas, nas creches e nas linhas rurais;1.8OO procedimentos fonoaudiol√≥gicos (linguagem oral e escrita, audiologia e motricidade oral); ofereceu aulas pr√°ticas e curso para auxiliares, abordando temas como introdu√ß√£o √† odontologia, no√ß√Ķes b√°sicas de biosseguran√ßa, introdu√ß√£o √† anatomia dent√°ria, no√ß√Ķes b√°sicas sobre instrumental odontol√≥gico e manipula√ß√£o de materiais dent√°rios e palestras para 21 professores da rede p√ļblica municipal e estadual, enfocando sa√ļde bucal e sa√ļde fonoaudiol√≥gica do escolar.√Č a Universidade de S√£o Paulo, viajando 3 mil km para transmitir a Rond√īnia, cidadania, sa√ļde e educa√ß√£o.

OUVINDO O VELHO
O Ministério da Previdência Social promete criar Conselhos Regionais,um em cada gerência executiva, com a participação de aposentados e empregados.A idéia é botar a turma para fiscalizar a ação do órgão.

PROFESSORES
O que leva algu√©m a querer tornar-se professor?Essa √© uma boa pergunta.A resposta evidentemente n√£o est√° no sal√°rio.De acordo com estudo rec√©m-divulgado pelo MEC, docentes que lecionam em turmas do ensino fundamental recebem 462 reais.No n√≠vel m√©dio, o sal√°rio melhora: 866 reais.√Č verdade que o Brasil √© um Pa√≠s pobre e os professores s√£o muitos.Formam um ex√©rcito de 2,6 milh√Ķes de pessoas.Mas os vencimentos parecem irris√≥rios mesmo na compara√ß√£o com outras carreiras de Estado.Um policial civil, por exemplo, que tamb√©m ganha mal, recebe o dobro de um professor do ensino m√©dio.O detalhe √© que, para ser policial, n√£o √© necess√°ria forma√ß√£o superior, o que se exige do docente. A coisa fica ainda mais gritante quando se toma o sal√°rio m√©dio de um professor de educa√ß√£o infantil, 423 reais, e se o compara ao de um juiz, 8.3OO reais.√Č claro que ju√≠zes s√£o importantes, mas algu√©m pode afirmar que professores n√£o o s√£o?Ser√° que faz sentido um professor receber quase vinte vezes menos?Bem, se n√£o s√£o os sal√°rios que levam algu√©m a escolher o magist√©rio, deve ser a gratifica√ß√£o pessoal por exercer tarefa t√£o nobre. De novo, essa parece uma resposta equivocada.√Č dif√≠cil acreditar que um professor possa sentir-se realizado atuando em escolas que n√£o oferecem as m√≠nimas condi√ß√Ķes de trabalho. Com efeito, 45 por cento dos profissionais trabalham sem contar com acesso a bibliotecas, 74 por cento est√£o em estabelecimentos que n√£o possuem salas de inform√°tica;e oitenta por cento n√£o t√™m laborat√≥rios de ci√™ncia √† disposi√ß√£o.Sejam quais forem as raz√Ķes que levam algu√©m a se tornar professor, o fato √© que o Pa√≠s tem necessidade deles.E urgente. J√° em 2OO6 ser necess√°rio um incremento de 125 mil docentes no ensino m√©dio.J√° passa da hora, portanto, de o governo investir seriamente na carreira de professor, tornando-a atraente.A alternativa √© perpetuar o subdesenvolvimento.

MAIS BAIXO
O Sindicato da Ind√ļstria de Constru√ß√£o Pesada diz que, em cinquenta anos, 2OO3 foi o de mais baixo volume de investimentos do setor p√ļblico em infra-estrutura de transporte.As empreiteiras esperam que o Senado corrija o problema ao analisar a reforma tribut√°ria.A proposta dos empres√°rios √© vincular cinquenta por cento dos recursos da contribui√ß√£o sobre o consumo de combust√≠veis para o setor.Originalmente, estava previsto que 75 por cento dos recursos da contribui√ß√£o iriam para obras de infra-estrutura.As empreiteiras nunca viram um centavo.

SEM MEDO
A burocracia brasileira e o setor empresarial avan√ßaram muito nos √ļltimos anos em termos de prepara√ß√£o para enfrentar agendas de negocia√ß√£o complexas.Por isso, n√£o h√° raz√£o para o Pa√≠s temer a negocia√ß√£o da ALCA, segundo a Confedera√ß√£o Nacional da Ind√ļstria.O pior cen√°rio para o Brasil √© a paralisia. De acordo com a CNI, o fracasso da reuni√£o da OMC em Canc√ļn pode levar ao enfraquecimento do sistema multilateral de com√©rcio,que,juntamente com um eventual impasse na Alca, tende a estimular uma competi√ß√£o por acordos bilaterais.Dessa competi√ß√£o, a CNI alerta que dificilmente um Pa√≠s com as caracter√≠sticas do Brasil tende a se beneficiar.


ABALANDO A CONCORRÊNCIA
A nova picape Corsa/Montana 1.8 chega ao mercado de Porto Velho para encarar de frente a forte concorrência do Fiat Strada e do VW Saveiro.

SONHO E REALIDADE
A Mitsubishi e a Renault transformaram um sedã e um cupê em esportivos de primeira linha, tornando-os em um dos melhores carros do mundo.Visite sua concessionária.

Nenhum comentário sobre esta coluna

Mais colunas de Carlos Coqueiro
Publicidade: